“A descoberta da reincidência do câncer serviu para garantir o favoritismo do presidente venezuelano, Hugo Chávez, nas eleições do dia 7 de outubro. Apesar das especulações sobre sua real capacidade de enfrentar uma campanha e de governar o país durante mais um mandato de seis anos, uma pesquisa da empresa Hinterlaces mostra que Chávez conta com a preferência de 52% dos eleitores.
A sondagem foi concluída no dia 1 de março, após a operação para retirada de um segundo tumor maligno na região da pélvis, em Cuba. Antes do anúncio da lesão, o presidente contava com 49% das intenções de voto.
— Melhorou a avaliação positiva do presidente, se reduziu o juízo crítico e aumentou a posição de apoio. Aumentaram os laços afetivos, e o chavismo se radicalizou — disse Oscar Schemel, presidente da Hinterlaces.
De acordo com a pesquisa, 71% dos venezuelanos acreditam que o presidente conseguirá se curar do câncer e disputar as eleições. Além disso, mais da metade afirma que não há um nome capaz de substituir Chávez na campanha.
O candidato único da oposição, o governador de Miranda, Henrique Capriles, obteve 34% das intenções de voto. O resultado representa uma queda de três pontos percentuais em relação à última pesquisa.”
(Reuters)
Nenhum comentário:
Postar um comentário