A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará efetuou na madrugada desta quinta-feira (22) a transferência do interno Antônio Jussivan Alves dos Santos, o Alemão, que estava detido na Casa de Privação Provisória de Liberdade Luciano Andrade de Lima (CPPL I), em Itaitinga, para o Presídio Federal de Porto Velho, em Rondônia. Ele é apontado como o chefe da quadrilha que furtou R$ 164,7 milhões, em agosto de 2005, do Banco Central de Fortaleza.
A operação foi comandada pela Coordenadoria do Sistema Penal (Cosipe), com reforço do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Ceará e contou com a participação de 12 policiais, quatro agentes penitenciários do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP) e um médico que atestou a saúde do interno.
O interno foi entregue aos agentes penitenciários federais e embarcou devidamente escoltado, às 4h05min, no Aeroporto Internacional Pinto Martins. A transferência para a tutela federal, solicitada e autorizada pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), possui amparo na Lei 11.671/2008 que prevê vagas nas penitenciárias federais para presos que possam comprometer a segurança penitenciária dos Estados. O período da permanência no presídio federal é de 360 dias, podendo seu prorrogado por igual período.
(Sejus)
Nenhum comentário:
Postar um comentário