O secretário de Saúde do Ceará, Arruda Bastos, disse que não há urgência na inauguração das policlínicas no Estado. A afirmação foi feita na manhã desta terça-feira (20), durante uma visita ao Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza.
De acordo com ele, as entregas estão, na verdade, adiantadas, se considerado o prazo máximo para conclusão dos projetos, que se estende até 2014. Até o momento foram inauguradas quatro das 22 policlínicas prometidas para a gestão Cid Gomes.
Há cerca de um mês, a policlínica do município de Campos Sales teve de ser submetida a reparos, antes mesmo da inauguração. A Fujita Engenharia, responsável pela construção do prédio, informou que a obra foi concluída em outubro de 2010 e desde então esteve fechada. Conforme a construtora, o abandono, aliado a questões térmicas deve ter causado a dilatação da cerâmica que reveste o local.
O clima da região também foi apontado como causa do infortúnio pelo gerente do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), Juvenal Barreto. Ele disse ter conferido o estado da obra em pessoa, acompanhado de um fiscal e de um representante da Fujita.
O problema foi detectado pela Secretaria de Saúde quando os equipamentos estavam a ponto de ser instalados no complexo médico. Entretanto, a Secretaria não soube informar em que momento preciso, de 2010 até este ano, foi notada a irregularidade.
Em nota, a construtora afirma ter sido acionada apenas no dia 14 de fevereiro para fazer os reparos necessários."Na hora em que nós comunicamos o problema, imediatamente a construtora veio", afirma Juvenal.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o consórcio tem até o mês de março para realizar os ajustes na obra, que não será aceita como está. No próximo mês, o governador deve definir a data de inauguração da policlínica.
Odorico monteiro fala sobre o S.O.S. Emergência
Unidades de Pronto Atendimento
Até o final deste ano, 22 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) devem ser inauguradas no Ceará, segundo o secretário de saúde.
A primeira unidade será inaugurada na próxima quinta-feira (22), às 18h, na Praia do Futuro. No total, serão entregues à população 48 UPAs até o ano de 2013, segundo informou Arruda.
S.O.S Emergência
O número de pacientes nos corredores do Instituto José Frota diminuiu 30% nos últimos três meses, conforme declaração do superintendente do IJF, Messias Barbosa. Ele disse ainda que espera uma redução de 50% para o próximo trimeste e, até o fim do ano, corredores livre no Frotão.
A estimativa se baseia nas ações do S.O.S Emergência em Fortaleza, uma iniciativa do Ministério da Saúde para dimuir o número de pacientes em macas nos corredores de hospitais públicos do País.
Em visita ao IJF, o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, disse que 72 leitos devem ser abertos no Hospital da Polícia Militar, como ponto de retaguarda. A abertura de novos leitos por todo o Estado faz parte do plano de execução do S.O.S Emergências no Ceará, que quer redirecionar pacientes para hospitais adequados a cada caso e assim diminuir o fluxo de pessoas no IJF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário