O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o apagão que atingiu a região Nordeste na tarde desta quarta-feira, 28, foi provocado por queimadas em duas áreas.
Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que foi à sede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para examinar a situação, as queimadas começaram no município de Canto de Muriti, no Piauí.
O ONS informou que o incidente provocou uma perda de carga de energia de 10.900 MW. Mas, desse total, “9.000 megawatts já voltaram e em poucos minutos esperamos que toda a luz do Nordeste seja restabelecida”, acrescentou Lobão.
A Coelce, distribuidora de energia do grupo espanhol Endesa que atende o Ceará, informou que o fornecimento de energia no Estado foi totalmente normalizado às 18h05. Segundo a companhia, todos os clientes do Ceará foram atingidos pelo apagão ocorrido na tarde desta quarta.
Reação em cadeia
De acordo com o órgão, o primeiro incidente, às 14h58, ocorreu pelo desligamento da linha de transmissão Ribeiro Gonçalves - São João do Piauí (circuito 2), devido a uma queimada na região. A linha pertence à Ienne, empresa controlada pela espanhola Isolux.
“Às 15h04, esse circuito foi religado manualmente, tendo havido um novo desligamento pela mesma razão às 15h06”, informou o operador em nota.
O segundo incidente ocorreu às 15h08, devido ao desligamento da segunda linha Ribeiro Gonçalves - São João do Piauí (circuito 1), provocado por outra queimada. Essa linha pertence à Taesa, empresa controlada pela Cemig.
Segundo o ONS, esse segundo desligamento configurou contingência dupla, que conduziu à perda de sincronismo e consequente separação da região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN). Com isso, houve o desligamento adicional de outras três linhas que fazem a interligação do SIN com o Nordeste.
Essas três linhas são Presidente Dutra - Teresina (circuitos 1 e 2), Presidente Dutra - Boa Esperança e Bom Jesus da Lapa - Rio das Éguas.
“Após identificada a origem da ocorrência, deu-se início à recomposição das cargas da região Nordeste, tendo a das capitais sido, praticamente, concluída Às 17h30”, relatou o ONS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário