A Universidade Federal do Ceará (UFC) é a instituição de ensino superior mais procurada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Até as 17h55min desta segunda-feira (9), a UFC tinha 127.649 inscrições no sistema que dá acesso a 95 instituições e utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A informação foi repassada ao O POVO pela própria universidade.
Somado o número às inscrições no Instituto Federal do Ceará (IFCE) e na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção – que também integram o Sisu -, o Ceará recebeu 173.128 inscrições, até o fim da tarde desta segunda-feira. O número deixou o Estado em quarto no Brasil e em primeiro no Nordeste. Em todo o País, o número chegou a 2.299.733 inscrições.
Os dados ainda não são definitivos, pois o Sisu segue com inscrições abertas até as 23h59min de quinta-feira, 12, (horário de Brasília). A UFC, porém, já supera a quantidade de inscrições do Sisu 2011.1 (118.221), quando encerrou o processo como a instituição de ensino superior mais procurada.
O professor Miguel Franklin, coordenador de Planejamento, Informação e Comunicação da UFC, ressalta que os números representam uma “fotografia do momento” do Sisu, e que a posição da UFC entre as demais instituições ainda “pode mudar”.
A grande procura pela UFC – mais uma vez – deve-se a três situações, cita Franklin: “A UFC oferta uma quantidade grande de vagas; todas são para ampla concorrência, isto é, sem ações afirmativas; e a UFC é uma instituição de qualidade reconhecida nacionalmente”, enumera.
Vale lembrar que uma inscrição não necessariamente representa um candidato, já que cada pessoa pode tentar vaga em até dois cursos. E cada opção marcada representa uma inscrição. Além disso, enquanto o sistema estiver aberto, o candidato pode mudar a escolha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário