Essa é da Revista IstoÉ desta semana:
Em dezembro, a bancada do PMDB no Senado fez ao menos cinco reuniões para discutir a sucessão na presidência da casa. Por contar com a maior bancada, o PMDB tem direito à cadeira de presidente do Senado.
Ocupando a presidência do Senado pela quarta vez, José Sarney (PMDB-AP) naturalmente conduzirá a própria sucessão. Ele preferia ser sucedido pelo líder Renan Calheiros (AL), mas tem enfrentado resistências dentro do próprio partido. Alguns colegas, que também estão de olho no cargo, alegam que o senador alagoano teve sua chance na legislatura passada, quando acabou renunciando em meio a um grande escândalo de corrupção.
Dentre os nomes cotados para a disputa está o nome do senador cearenseEunício Oliveira, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), principal colegiado do Senado. Correndo por fora também estão os nomes dos senadores Eduardo Braga (AM) e Vital do Rêgo (PB). O PT, por seu lado, aproveita a guerra e anuncia que estuda lançar a candidatura da senadora Marta Suplicy (SP), recompensando-a pela saída da disputa para a Prefeitura de São Paulo.
O senador Eunício Oliveira está tendo uma performance extraordinária como representante do Ceará na câmara alta do país. Está preparado para dar uma cara nova ao senado da república, sempre comandado por quem não tem tanta representatividade popular. É chegada a hora da juventude, também no senado federal. Boa sorte senador Eunício Oliveira. Roberto Silva.
ResponderExcluir