quarta-feira, 25 de julho de 2012


Caça ao título!

NOTÍCIA0 COMENTÁRIOS
FOTO: BANCO DE DADOS
O grupo continua liderado por Marta que, desta vez, não chega com o status de melhor jogadora do mundo
SOB O COMANDO DA ATACANTE MARTA, O FUTEBOL FEMININO COMEÇA HOJE A CAMINHADA RUMO AO OURO OLÍMPICO 
As meninas do futebol abrem hoje a participação do Brasil nos Jogos Olímpicos. A exemplo dos marmanjos, elas também partem em busca do ouro inédito. Nas últimas duas edições das Olimpíadas (Atenas e Pequim), a seleção bateu na trave e deixou a medalha dourada escapar por pouco. Em duas decisões contra os Estados Unidos, o título escorregou na prorrogação. Mais amadurecido, o time comandado por Jorge Barcellos inicia a disputa contra a modesta e estreante equipe de Camarões, às 14h45min, no Millennium Stadium de Cardiff, um templo do rúgbi mundial.

Além do elenco e da tradição nos jogos, a pré-temporada bem feita é apontada como um dos trunfos das brasileiras em busca do lugar mais alto do pódio. A preparação de quase dois meses foi marcada por três vitórias em três amistosos, contra o SC Kriens (vice-campeão Suíço), a Colômbia e o Canadá.

O grupo segue sendo liderado por Marta que, ao contrário de 2008, na olimpíada realizada em Pequim, não chega com o status de melhor jogadora do mundo, desbancada pela japonesa Homare Sawa. O Brasil conta ainda com a experiência da lateral Rosana, da volante Formiga e da atacante Cristiane.

Primeiro adversário do Brasil, Camarões ganhou o direito de disputar as Olimpíadas após superar a Nigéria, nos pênaltis, na repescagem africana. A comissão técnica brasileira garante ter feito um estudo da rival da estreia. “Através dos vídeos, analisamos que Camarões é uma seleção muito forte fisicamente, tem boa movimentação quando tem a posse de bola. Será uma partida difícil, pois elas têm o mesmo jeito brasileiro de jogar”, afirmou o auxiliar técnico Vinícius Munhoz.

O Brasil está no grupo F, que conta ainda com o Reino Unido e a Nova Zelândia, que também se enfrentam hoje, ao meio-dia, em Cardiff. As anfitriãs são apontadas como as grandes rivais das brasileiras na disputa pela liderança do grupo.

Quem também entra em campo hoje são as atuais campeãs olímpicas, as norte-americanas, que duelam com a França, pelo grupo G. Já a seleção japonesa, que ostenta o título mundial, conquistado ano passado, enfrenta o Canadá, na chave F.

OLIMPÍADAS

BRASIL
TÉCNICO: JORGE BARCELLOS
BRA: 4-4-2 
ANDREIA, FABIANA, BRUNA BENITES, ALINE PELLEGRINO, MAURINE
RENATA COSTA, FORMIGA, ESTER, FRANCIELLE, CRISTIANE, MARTA

CAMARÕES
TÉCNICO: ENOW NAGATCHU 
CAM: 4-4-2 
NGO NDOM, SONKENG, ZOUGA, NGONO, MANIE, MEFFOUMETOU
BELLA, FEUDJIO, IVEN, ONGUENE, BEYENE

Data: 25 de julho de 2012
Local: Millennium Stadium Cardiff, em Cardiff, no País de Gales
Horário: 14h45min
Árbitra: Jenny Palmqvist (SUE)
Transmissão: Record, SporTV e ESPN Brasil 

TABU DE TÍTULOS

Além das Olimpíadas, outro título que a seleção feminina de futebol persegue é o da Copa do Mundo. Foi vice uma vez, em 2007

1996

Foi quando o futebol feminino foi incluído nas Olimpíadas. Na ocasião, os Estados Unidos ficaram com o ouro, superando a China

Histórico

Futebol Feminino nos Jogos Olímpicos
1996 (Atlanta): 4º lugar
2000 (Sydney): 4º lugar
2004 (Atenas): 2º lugar (medalha de prata) 
2008 (Pequim): 2º lugar (medalha de prata)

Nenhum comentário:

Postar um comentário