O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse na quarta-feira (15) que irá “varrer” nas eleições de 7 de outubro o candidato da oposição unificada, Henrique Capriles, o que lhe permitiria passar 19 anos no poder.
Em sua primeira aparição pública desde a vitória de Capriles nas eleições primárias da oposição, Chávez disse que seu governo é a garantia de paz e estabilidade no país.
“Agora a burguesia tem seu candidato… É o candidato da antipátria, do capitalismo, é o candidato dos ianques, e vamos varrer essa burguesia”, disse Chávez durante uma sessão da Assembleia Nacional no Estado de Bolívar, no sudeste venezuelano.
Capriles, aclamado candidato no domingo, tem 39 anos, governa o Estado de Miranda e se define como um progressista de centro-esquerda, admirador da “nova esquerda brasileira”. Mas ele participa de uma coalizão com grupos políticos de direita.
Chávez, um esquerdista de 57 anos, diz que Capriles tenta imitá-lo ao prometer manter e ampliar programas sociais do governo.
“Você quer se parecer com Chávez, burguesia? Que mal lhe fica isso. Aproveite o Carnaval e se disfarce de Chávez por uns dias. Você, burguesia, é má imitadora”, disse o presidente.
Nesta terça-feira (14), num tenso início de campanha, a oposição queimou as atas das primárias, conforme havia prometido para evitar eventuais represálias chavistas aos votantes. A Justiça eleitoral havia proibido a queima.
Chávez cumprimentou os rivais por organizar eleições primárias com a participação de 2,9 milhões de votantes, mas disse que o processo saiu maculado pela eliminação das listas.
(Reuters)
Nenhum comentário:
Postar um comentário