Rico compra 1 de cada 4 carros do país; classe C lidera em cigarros
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CLAUDIA ROLLI
DE SÃO PAULO
DE SÃO PAULO
A Classe A, formada por 2,6% das famílias do país, consome um quarto dos produtos financeiros (incluindo seguros, previdência e taxas bancárias) e dos veículos adquiridos no Brasil.
Os dados foram divulgados nesta terça-feira e fazem parte do Pyxis Consumo, uma pesquisa de mercado do Ibope Inteligência, que mede o consumo de famílias em 51 grupos de produtos (excluindo gastos com aluguel, impostos e cursos extracurriculares, como os de inglês e computação).
No levantamento foi considerado o conceito de classe econômica da Abep (associação brasileira das empresas de pesquisa), que se chama critério Brasil. Por essa definição, pertencem à classe A as famílias com renda média mensal projetada para 2012 de R$ 10.400. As famílias da classe B, seguindo esse critério, têm renda familiar média mensal de R$ 3.800; as da classe C, de R$ 1.570; e as das classes D e E, de R $ 780.
A classe A, apesar da pouca representatividade no total das famiílias, responde por 16,2% do consumo total dos produtos pesquisados e detém 23,7% de toda a massa salarial.
Produto | Quanto do total é consumido pela classe A |
---|---|
CDs e DVDs | 27,30% |
Produtos financeiros | 25,70% |
Artigos de decoração | 25,30% |
Aquisição de veículo | 25% |
Cinema | 21,30% |
Ensino | 21,50% |
Livros | 20,70% |
Malas, bolsas | 20,60% |
Relógios, joias e bijuterias | 20,60% |
CIGARROS
Com o crescimento real da renda, a ampliação do crédito e o ingresso de mais famílias na classe C --52,4% do total--, novos grupos de produtos começam a aparecer no consumo das pessoas incluídas nessa faixa de renda.
"Apesar de a maior parte da cesta ainda ser formada por produtos essenciais, como alimentação e vestuário, chama a atenção o fato de 50% do consumo de todo o cigarro (grupo de tabaco e acessórios) estar na classe C", diz Antonio Carlos Ruótolo, diretor de geonegócios do Ibope Inteligência.
Formada por 52,4% das famílias, a classe C é responsável por 38,7% do consumo dos grupos pesquisados, com 26,9% da massa de salários disponível no país.
Produto | Quanto do total é consumido pela classe A |
---|---|
Cigarro | 50,30% |
Carnes e derivados | 48,50% |
Alimentos, mercearia | 48,20% |
Matinais | 47,80% |
Outros alimentos | 46% |
Frutas, legumes e vegetais | 44% |
Tv, som e vídeo | 44% |
Roupa infantil | 44% |
Calçado infantil | 44% |
Aparelho celular | 43% |
REGIÃO
A região Norte do país é a que tem maior potencial de expansão do consumo no Brasil, (26,5%) indica a pesquisa. Em seguida estão as regiões Nordeste (24,1%), Sul (19,7%), Centro-Oeste (19,4%) e Sudeste (6,5%).
O Distrito Federal é o que apresenta, em média, os maiores gastos per capita do país --o custo de vida é 17% maior que em outros Estados.
Em relação à alimentação fora de casa, por exemplo, o gasto no Distrito Federal é de R$ 1.231,95 --per capita por ano. No Rio é de R$ 928,25 e, em São Paulo, R$ 926,84.
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