O Carnaval vai ser de chuva em todo o Estado. Para alertar os motoristas que vão pegar a estrada até quarta-feira (22), começou à zero hora deste sábado (18) a Operação Carnaval nas rodovias federais cearenses. A operação, segundo Christian Carvalho, do Núcleo de Comunicação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), vai contar com 350 policiais e terá foco especial na chuva, que promete não dar trégua.
A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indica grandes precipitações durante o feriado, principalmente no litoral, nas serras de Ibiapaba e do Maciço de Baturité e no Cariri. Para evitar problemas com a chuva na estrada, é importante que o motorista verifique especialmente a condição dos freios e dos pneus.
“A aderência do carro cai muito com a pista molhada. Os pneus serão muito bem observados para fiscalizar se estão carecas”, pontua Christian. Durante a chuva, a visibilidade da estrada cai e é importante respeitar o limite de velocidade e manter distância do veículo da frente. “Mesmo a velocidade indicada pode não ser segura, o ideal é ficar abaixo do permitido”.
Manter os faróis sempre acesos também é uma estratégia de segurança. “O farol vai servir para destacar o carro para quem vem em sentido contrário e para o pedestre, que vai ter noção da velocidade do veículo”, explica Christian. Nos primeiros 20 quilômetros das BRs 116, 020 e 222, que têm tráfego intenso e grande número de pedestres, é preciso grande atenção.
“Quem dirige tem de saber o poder letal que um veículo tem”, afirma Christian. É esse o foco da campanha de Carnaval “Eu vou na paz”, da PRF, que pretende educar os motoristas contra a embriaguez no volante, o excesso de velocidade e as ultrapassagens perigosas. Cartões postais educativos serão distribuídos a quem for abordado pelas blitze.
(O POVO)
Nenhum comentário:
Postar um comentário