quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Disputa entre PT e PSB em Fortaleza ganha projeção nacional



A disputa entre PT e PSB pela prefeitura de Fortaleza ganha projeção no país com a presença de importantes lideranças nacionais dos dois partidos em palanques fortalezenses. Se de um lado o PT tem a promessa da presença do ex-presidente Lula (PT), o PSB espera a vinda do presidente nacional da sigla e governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB-PE). Os dois ainda não têm data definida para vir à campanha de segundo turno das eleições em Fortaleza, que se encerra em 22 dias.

Segundo a assessoria de Eduardo Campos, a presença do presidente do PSB em Fortaleza foi acertada entre Campos e o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), durante conversa por telefone na manhã de ontem.

A assessoria informou ainda que hoje haverá reunião da cúpula nacional do PSB em Brasília, onde Cid Gomes e Eduardo Campos deverão acertar as datas em que o presidente nacional da sigla subirá aos palanques de Roberto Cláudio (PSB) em Fortaleza.

De acordo com o senador Eunício Oliveira (PMDB), um dos apoiadores da campanha de Roberto Cláudio (PSB), além de subir nos palanques e participar de atividades de campanha nas ruas, Eduardo Campos gravará participações nos programas eleitorais de rádio e televisão de Roberto Cláudio.

Vinda de Lula
A presença do ex-presidente Lula na campanha do PT em Fortaleza foi acertada entre o candidato Elmano de Freitas (PT) e a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), em reunião do Diretório Nacional do PT ontem em São Paulo. “O Lula tinha me dito que iria à Fortaleza. Vou lutar por isso. Em 2004 e 2008 ele não foi, agora eu preciso dele”, disse Luizianne. 

A previsão é que Lula desembarque em Fortaleza durante a próxima semana. O ex-presidente deve participar de campanhas petistas em três capitais nordestinas: Fortaleza, João Pessoa e Salvador.

O ex presidente já havia participado da campanha de Elmano de Freitas no primeiro turno das eleições. Ele fez parte das gravações da propaganda eleitoral gratuita de rádio e televisão do candidato petista.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Aliados nos últimos sete anos, PT e PSB agora se enfrentam em segundo turno. De um lado, Elmano de Freitas (PT) representa a prefeita Luizianne Lins (PT). Já Roberto Cláudio (PSB), o governador Cid Gomes (PSB).

SERVIÇO 

Agenda de Elmano de Freitas (PT)
Plenária da militância do 13 para o segundo turno
Onde: Comitê Central - Avenida da Universidade, 2155. Às 18 horas 

Agenda de Roberto Cláudio (PSB)
9H - Gravação de Programa Eleitoral 
14:00 - Entrevista TV Cidade

Saiba mais

Outras disputas entre PT e PSB pelo Brasil 

Recife
Na capital de Pernambuco o PT sofreu derrota histórica. Após 12 anos de gestão sob o comando do PT, o candidato do PSB, Geraldo Júlio, venceu a disputa em primeiro turno com 51,15% dos votos. O petista Humberto Costa apareceu em terceiro lugar na disputa, com 17,43% da preferência do eleitorado. 

Belo Horizonte
Na capital de Minas Gerais o PSB reelegeu o atual prefeito da cidade, Márcio Larceda, com 52,69% dos votos. Já o petista Patrus Ananias, outro pólo da disputa, obteve 40,80% dos eleitores em Belo
Horizonte.

Fortaleza
Aliados pelos últimos sete anos, PT e PSB decidiram romper aliança para as eleições de 2012, lançando cada um candidato próprio. O PT, representado pela atual prefeita da Capital, Luizianne Lins (PT), lançou Elmano de Freitas (PT), ex-secretário de educação do município. 

Já o PSB, representado pelo governador do Ceará, Cid Gomes (PT), decidiu lançar a candidatura do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cláudio (PSB).

A disputa entre as duas siglas será decidida em segundo turno.O petista Elmano de Freitas saiu na frente na apuração dos votos do primeiro turno, com 25,44% dos votos. Já Roberto Cláudio (PSB) teve 23,32% da preferência dos eleitores fortalezenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário