O técnico Muricy Ramalho, 57, está fora do Santos. Cinco dias após o jogo de despedida de Neymar, o treinador deixou o clube da Vila Belmiro.
Muricy está em Ibiúna (a 69 km de São Paulo), com a família, e, a princípio, não pretende dirigir outro clube. Segundo uma pessoa próxima ao treinador, ele disse que quer apenas "descansar" neste momento. Já o Santos fala agora em "reformulação".
- Substituto de Muricy diz que Santos deve ter poucas mudanças contra o Grêmio
- Leia mais sobre o Santos
A decisão pela demissão do treinador foi tomada na quinta-feira após reunião do Comitê Gestor sem a presença de Muricy. O clube agora tentará negociar a multa rescisória com o técnico, que tinha contrato até o final do ano.
Pelo Santos, Muricy conquistou o Paulista de 2011 e 2012, uma Libertadores e uma Recopa Sul-americana. Ele estava no clube desde abril de 2011 e comandou a equipe em 150 jogos (72 vitórias, 42 empates e 36 derrotas).
Em abril passado, Muricy ficou afastado do Santos por dez dias em virtude de uma diverticulite (inflamação no intestino grosso). O técnico ficou dois dias internado no Hospital São Luiz, em São Paulo, e cogitou abreviar a carreira.
"Não estamos com as pessoas que a gente ama e senti muito. Fiquei abatido, porque o que tive foi um pouco sério. Eu fiquei quase um dia e meio sem alimentação e água. Foi terrível. Fico um dia na minha casa, e seis aqui. Então você repensa a carreira e com certeza vou ter de abreviar", comentou o técnico em meados de abril.
Em nota, o clube confirmou que comunicou o treinador sobre o fim do contrato nesta sexta-feira e disse que o time será comandado interinamente por Claudinei Oliveira, técnico do sub-20, ao menos na partida contra o Grêmio, sábado, na Vila. Segundo fontes, a equipe sonha com o argentino Marcelo Bielsa, que está no Athletic de Bilbao (Espanha).
TÍTULOS
Como técnico, Muricy conquistou o Campeonato Brasileiro três vezes pelo São Paulo (2006, 2007 e 2008) e uma pelo Fluminense (2010).
O treinador também ganhou a Copa Conmebol pelo São Paulo, em 1994, a Copa da China (1998, pelo Shanghaï Shenhua), o Campeonato Pernambucano, em 2001 e 2002 pelo Náutico, o Gaúcho (2003 e 2005 pelo Internacional), além de Paulistas no São Caetano, 2004, e Santos (2011 e 2012).
Veja a íntegra da nota do Santos abaixo:
O Comitê de Gestão decidiu que Muricy Ramalho não é mais técnico do time profissional do Santos FC. A decisão foi comunicada ao treinador nesta quinta-feira (30/5).
Muricy Ramalho assumiu como técnico do Santos FC em abril de 2011. Na ocasião, ajudou o Clube a sagrar-se bicampeão paulista, tri da Libertadores e vice-campeão mundial. Em 2012, liderou o Santos na conquista do tricampeonato paulista e no título da Recopa Sul-Americana. Em 2013 foi vice-campeão paulista. Ao todo, liderou o Santos em 150 jogos, alcançando 72 vitórias, 42 empates e 36 derrotas.
O Comitê de Gestão agradece os serviços prestados pelo técnico, que marcou seu nome na história do Santos.
Claudinei Oliveira, técnico do Sub-20 do Santos FC campeão da Copa São Paulo deste ano e desde 2009 no Clube, dirige o time profissional na partida deste sábado, contra o Grêmio, na Vila Belmiro.
REFORMULAÇÃO
O Santos FC inicia um processo de reformulação após um dos períodos mais vencedores da história de 101 anos do Clube, com seis títulos conquistados e dois vice-campeonatos em um período de 40 meses, além da recuperação financeira que culminou, na semana passada, com a conquista da Certidão Positiva com efeitos de Negativa (Cepen), emitida pelo Ministério da Fazenda.
Esta reformulação será conduzida com serenidade pelo Comitê de Gestão em nome dos interesses dos nossos milhões de torcedores e mais de 65 mil sócios para que o Santos FC continue crescendo dentro e fora de campo."