domingo, 27 de outubro de 2013

VETEL VENCE NA ÍNDIA E TORNA-SE O MAIS JOVEM TETRA DA FORMULA 1

No dia 26 de setembro de 1993, Alain Prost terminava o GP de Portugal em segundo e, aos 38 anos, conquistava seu quarto título mundial, algo raro na Fórmula 1. Vinte anos depois, neste domingo 27 de outubro, um “moleque” chamado Sebastian Vettelreescreve a história da categoria e iguala o renomado “Professor” em número de títulos. E tudo isso com apenas 26 anos. O alemão da RBR agora é o tetracampeão mais jovem da história, superando seu compatriota, o hepta Michael Schumacher, que levantou sua quarta taça aos 32, em 2001.
A conquista veio com três etapas de antecedência, no GP da Índia deste domingo, válido pela 16ª etapa da temporada. E com mais uma vitória, a terceira no Circuito Internacional de Buddh, a décima no ano, a sexta de forma consecutiva. Mas diferentemente das corridas anteriores na pista indiana, quando venceu de ponta a ponta, liderando todas as voltas, o triunfo desta vez foi de outra forma, na estratégia.
A RBR apostou em chamar o alemão para os boxes logo na segunda volta, para se livrar logo dos pneus macios, já que pelo regulamento é preciso usar os dois tipos de compostos. Com pneus médios pelo restante da prova, Vettel protagonizou uma meteórica escalada e rapidamente voltou para as primeiras posições. Na metade da corrida, o alemão voltou à liderança, onde ficou até a bandeirada. Nico Rosberg (Mercedes) e Romain Grosjean (Lotus) completaram o pódio. Com o resultado, a equipe RBR também assegurou o tetra do Mundial de Construtores.
Vettel comemoração título GP da India (Foto: AFP)Sebastian Vettel comemora o quarto título mundial (Foto: AFP)
Comemorar o tetra com vitória foi um sabor a mais. Porém, Vettel poderia nem ter pontuado que levantaria a taça. Graças a uma atuação irreconhecível de Fernando Alonso, único que tinha chances de adiar o tetra do alemão. O espanhol da Ferrari quebrou o bico logo na largada, precisou fazer uma parada a mais nos boxes e figurou em posições intermediárias durante toda a corrida, terminando em um 11º lugar.
Contrastando com a apagada atuação de Alonso, Felipe Massa chegou em quarto e foi um dos grandes destaques da corrida. Partindo em quinto, o brasileiro fez uma primeira volta fantástica: engoliu Mark Webber na largada e fez uma ultrapassagem dupla sobre as Mercedes de Rosberg e Lewis Hamilton para assumir a segunda posição. Ainda sentiu o gostinho de ser líder por seis voltas após o pit stop de Vettel. No fim, perdeu posições na estratégia de parada nos boxes, mas quase beliscou um pódio.
A Fórmula 1 já volta no próximo fim de semana, para o GP de Abu Dhabi, com transmissão ao vivo da TV Globo. A briga agora ficará por conta dos vice-campeonatos. Com 322 pontos, Vettel não pode ser mais alcançado por ninguém. Alonso segue na vice-liderança com 207, seguido por Raikkonen (183) e Hamilton (169). No Mundial de Construtores, a RBR, com 470 pontos, também não pode mais ser ultrapassada. A disputa pelo bônus financeiro para o segundo lugar promete ser acirrada entre Ferrari (309) e Mercedes (303).
A corrida
Vettel demorou a tracionar e precisou se defender da investida de Hamilton, que tentava pular da terceira posição para a ponta. Webber tocou em Raikkonen e acabou sobrando para Alonso, que encostou na RBR e quebrou o bico. O espanhol, que largara em oitavo, caiu para décimo. O grande destaque da primeira volta foi Felipe Massa. Ultrapassou o australiano da RBR e, em seguida, protagonizou uma espetacular ultrapassagem dupla, sobre Hamilton e Rosberg, assumindo a segunda posição. O alemão da Mercedes deixou o companheiro de time para trás e subiu para terceiro.
Na ponta, Vettel conseguiu abrir uma impressionante vantagem já na volta de abertura. Mas no giro seguinte, uma surpresa. A RBR chamou urgentemente o alemão para fazer o pit stop. O piloto troca os pneus macios para os médios e retornou em 17º. Com isso, Massa assumiu a liderança da corrida. Na mesma volta, Alonso também foi para os boxes, para trocar os pneus e o bico, caindo para 20º.
Massa, Rosberg e Hamilton fizeram seus pit stop antes da décima volta e Webber assumiu a ponta, seguido por Pérez, Ricciardo, Grosejan e Sutil. Nenhum deles havia visitado os boxe. Mais para trás, Vettel estrelava uma recuperação meteórica após a parada precoce. Ganhando posições com ultrapassagens e pit stops dos rivais, o alemão já aparecia em quinto na décima volta. Após ultrapassar Grosjean e Ricciardo, o prodígio da RBR subiu para a terceira colocação. Enquanto isso, Alonso tinha dificuldades para escalar o pelotão e era apenas o 14º.
Nesse momento, Massa era o sétimo, mas herdou a sexta posição de Esteban Gutiérrez (Sauber), que levou um drive-through por ter queimado a largada. O mexicano retornou em 13º, logo à frente de Alonso, que fez a ultrapassagem pouco depois e ganhou mais uma posição. Lá na frente, Vettel também duelava com um mexicano, Pérez, e levava a melhor, subindo para segundo, atrás apenas de Webber, que tinha uma vantagem de 12s na liderança. Com volta mais rápida atrás de volta mais rápida, Vettel reduzia aos poucos a diferença para Webber.
Rosberg tentou dar o bote para tomar o sexto lugar de Massa. Mas após botar por dentro na curva 4, levou um “X” do brasileiro. Após tentar pressionar o piloto da Ferrari, Nico desistiu e resolveu fazer seu segundo pit stop. Webber finalmente foi para os boxes na 29ª passagem e, com a vantagem que construiu em quase metade da corrida, retornou em segundo. Com isso, Vettel voltou à liderança. Mas por pouco tempo. O alemão fez sua segunda parada três giros depois, caindo novamente para segundo. Massa e Alonso também fizeram suas paradas e retornaram, respectivamente, em décimo e 15º. O brasileiro perdeu a posição para Rosberg com a estratégia de paradas.
Assim como Vettel fez no início da prova, Webber deu apenas duas voltas com pneus macios e logo trocou para os médios. O australiano caiu para terceiro, logo atrás de seu sucessor, Ricciardo, que ainda não havia parado.
O jovem da STR, enfim, foi para os boxes a 20 voltas do fim, colocando o compatriota novamente em segundo. Mas a via-crúcis de Webber ganhava mais um capítulo. Novamente com problemas, dessa vez no sistema elétrico, o australiano abandonou a corrida. Come-quieto, Raikkonen herdou o segundo lugar, seguido por Rosberg, Grosjean, Massa e Hamilton. Enquanto isso, Alonso figurava em uma melancólica 14ª posição.
A quebra de Webber deixou a RBR preocupada. Com medo de o problema se repetir com Vettel, a equipe pediu até para que o alemão evitasse de se hidratar, para evitar qualquer acionamento “desnecessário” de sistemas elétricos. Apesar do receio, Vettel seguia com imensa vantagem na ponta sobre o segundo colocado, Rosberg: 25s.
Mais atrás, briga caseira da dupla da Lotus pela terceira posição. Grosjean partiu para cima de Raikkonen para buscar um lugar no pódio. Após levar o bote do francês, o “Homem de Gelo” fez jogo duro e os dois chegaram a se tocar. Massa, o quinto, se aproveitou para colar nos dois e ganhar a quarta posição do finlandês. Com pneus desgastados, Kimi não conseguiu se segurar na pista e precisou fazer um pit stop extra.
Lá na frente, Vettel seguiu absoluto na ponta, levou o carro na ponta dos dedos e comemorou o tetracampeonato. Quase trinta segundos depois, Rosberg cruzou em segundo. Grosjean completou o pódio, seguido de perto por Felipe Massa. Pérez, Hamilton, Raikkonen, Di Resta, Sutil e Ricciardo completaram os dez primeiros. Alonso ainda conseguiu ganhar algumas posições, mas terminou em 11º, fora da zona de pontuação. O domingo era mesmo de Sebastian Vettel.

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