sexta-feira, 30 de junho de 2017

AVALIAÇÃO DO PRESIDENTE MICHEL TEMER VAI DE PIOR A PIOR, DIZ PESQUISA

A avaliação do governo do presidente Michel Temer (PMDB) teve uma piora de quatro pontos porcentuais comparado ao mês anterior. É o que revela pesquisa da Ipsos, empresa especialista em pesquisa de mercado. Hoje, 84% dos brasileiros classificam a gestão Temer como ruim e péssima. Em maio, o índice era de 80% e, em janeiro deste ano, de 59%.
A avaliação pessoal do nome de Temer também piorou. Em maio, 86% dos entrevistados desaprovavam sua conduta. Hoje, esse índice é de 93%. Essa taxa de reprovação transforma o presidente na figura pública mais mal avaliada entre os entrevistados. Atrás deles estão Eduardo Cunha (92%), Aécio Neves (91%) e Renan Calheiros (84%).
Considerando os políticos que já disputaram o segundo turno em um pleito presidencial, Aécio Neves é o tucano com maior taxa de rejeição com 91%, alta de 14 pontos porcentuais sobre a edição anterior. O político mineiro é seguido por José Serra, com 79% – aumento de nove pontos em relação a maio – e por último, Geraldo Alckmin com 71%, o que representa sete pontos a mais comparado ao último mês.
Marina Silva, da REDE, que vinha numa constante queda do índice de rejeição, em junho, apresenta taxa de desaprovação de 62%. Por outro lado, o juiz Sérgio Moro, o apresentador Luciano Huck e o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa são os nomes melhores avaliados com 63%, 44% e 42% de aceitação, respectivamente.

quinta-feira, 29 de junho de 2017

ASSALTANTES TRAVAM TIROTEIO COM PMs E DOIS TOMBAM SEM VIDA

Dois jovens acusados de assaltos morreram esta tarde após trocarem tiros com policiais militares em um matagal na área do Loteamento Cariris situado no bairro Cidade Universitária em Juazeiro do Norte. Os corpos deram entrada há poucos instantes para serem necropsiados no Instituto Médico Legal (IML) do Cariri e estão sem identificação. Já um comparsa deles roubou uma moto Honda Biz e conseguiu furar o cerco policial.
A ação do trio começou por volta das 13h30min no município de Jardim onde tomaram de assalto um veículo Corolla de cor cinza pertencente à cunhada de um soldado PM. O trio fugiu em alta velocidade no carro pela CE-060 na direção de Barbalha quando a companhia militar desse município foi avisada sobre o assalto. Pouco tempo depois, os PMs barbalhenses souberam que três jovens em um Corolla cinza estavam praticando assaltos no Sítio Lagoa em Barbalha.
Como os acusados já vinham na direção de Juazeiro, houve a solicitação de reforço e até mesmo a aeronave do CIOPAER entrou em operação, além de várias viaturas e equipes do RAIO. Por volta das 15 horas, os três abandonaram o carro na área do Loteamento Cariris e um deles tomou de assalto uma moto Honda Biz e fugiu. Os outros dois estavam com revólveres e adentraram o matagal. Ao se depararem com policiais, atiraram e houve o revide quando a dupla tombou morta.

quarta-feira, 28 de junho de 2017

COM CRÍTICAS AO GOVERNO RENAN CALHEIROS DEIXA LIDERANÇA DO PMDB

Com um duro pronunciamento na tribuna, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou, na tarde desta quarta-feira (28/6), que deixa a liderança do partido no Senado por causa das divergências com o governo. “Sempre disse que jamais líder de papel e nem estou disposto a liderar o PMDB atuando contra trabalhadores e aposentados dos estados mais pobres da Federação. Estou me libertando de uma âncora pesada e injusta”,comentou.

“Permanecer na função significaria ceder às exigências de um governo que trata o partido como um departamento do poder Executivo e que optou por massacrar trabalhadores e aposentados desviando-se do próprio programa partidário”, disse o peemedebista, que, a partir de agora, terá postura independente, segundo ele.

O correligionário do presidente usou a tribuna para, mais uma vez, atacá-lo e dizer que quem está no comando do país é o deputado cassado Eduardo Cunha, preso em Curitiba desde o ano passado. “Como mudar o pensamento de um governo comandado por Eduardo Cunha?”, questionou.



Com postura oposta às reformas apresentadas pelo presidente Michel Temer desde o começo do ano, Calheiros vem sendo um entrave para o governo no Senado, já que tem forte poder de influência sobre colegas de partido. A saída de Renan da liderança vem sendo negociada há meses e, para o Planalto, a gota d’água foi a rejeição da reforma trabalhista na Comissão de Assuntos Sociais na semana passada.

SEGUNDO JUIZ AFASTADOS ANTECIPA APOSENTADORIA

O juiz da 5ª Vara Cível de Fortaleza, José Edmilson de Oliveira, entrou com pedido de aposentadoria junto ao Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE). Ele está afastado das funções desde 13 de junho, por desdobramentos da Expresso 150. Outro magistrado afastado na mesma ação, Onildo Pereira da Silva também pediu aposentadoria na semana passada.
Segundo o TJ-CE, José Edmilson entrou com pedido de aposentadoria na manhã desta terça-feira, 27. A ação, no entanto, está na fase de trâmite interno e ainda não foi apreciada pelo presidente da Corte. Onildo Pereira da Silva, que respondia pela 4ª Vara Cível, teve pedido deferido e receberá aposentadoria de R$ 28,9 mil.
Os dois são investigados por suposto envolvimento em esquema de negociação de sentenças judiciais apurado pela Expresso 150. Além de afastados, eles foram conduzidos coercitivamente para depoimento e tiveram gabinetes vasculhados pela Polícia Federal. Na última quinta-feira, 22, órgão especial do TJ-CE manteve afastamento cautelar dos dois juízes.
Expresso 150
A ação teve como base documentos colhidos em etapas anteriores da Expresso 150. A Operação, que completou dois anos neste mês, apura irregularidades envolvendo magistrados, advogados e servidores da Justiça do Ceará, a maioria com relação à negociação de sentenças.
Em relatório pedindo a manutenção do afastamento dos juízes, o relator do caso, desembargador Tarcílio Souza, destacou que os magistrados afastados teriam emitido diversas decisões semelhantes, seguindo a mesma formatação de um “modelo” de sentença colhido pela Polícia Federal do computador do advogado.
Processos da Expresso 150 tramitam originalmente no Superior Tribunal de Justiça (STJ), com relatoria do ministro Herman Benjamin. Os casos de Edmilson e Onildo, no entanto, “desceram” para a 2ª instância do Ceará por envolverem juízes de 1º grau.

OPERAÇÃO FANTASMA PRENDE OITO VEREADORES DE ITAREMA


Uma  operação do Ministério Publico do Estado do Ceará (MPCE), através do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações  Criminosas (Gaeco), resultou na prisão de vários políticos, na manhã desta quarta-feira (28), na cidade de Itarema, no litoral Oeste do Estado (a 210Km de Fortaleza).
Batizada de “Operação Fantasma”, a ação visa dar cumprimento a mandados judiciais de prisão preventiva decretada contra, pelo menos,  oito dos 13 vereadores que compõem a Câmara Municipal de Itarema. A acusação contra eles é da prática dos seguintes crimes: estelionato, falsificação de documentos particulares, falsidade ideológica e peculato.
Com o apoio da Coordenadoria de Operações da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), através da Polícia Civil, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão, 32 de condução coercitiva e mais oito de prisão preventiva.
Os oito vereadores presos na operação são os seguintes: João Vildes da Silveira, Magno César Gomes Vasconcelos, Leandro Oliveira Couto, José Ubideci dos Santos Santana, João Gomes da Costa, Daniela Souza de Matos, Roberto Diniz Costa, José Everardo Marques Alves, além da diretora de Recursos Humanos da Câmara, Maria José Carneiro Rios.
Além das prisões, foi decretado pela Justiça de Itarema o afastamento deles dos cargos, além de outros servidores do Legislativo.
Crime
Conforme as investigações do Ministério Público, foi criado dentro da Câmara dos Vereadores um esquema criminoso de contratação de funcionários “fantasmas”, através do uso de “laranjas”. Tudo começou quando uma pessoa teve seu nome indevidamente usado no crime. Esta pessoa buscou um benefício previdenciário e acabou por descobrir que seu nome era utilizado como se fosse de um funcionário da Câmara.
A primeira fase da “Operação Fantasma” aconteceu ainda em bril passado, com os primeiros levantamentos acerca do crime. 

terça-feira, 27 de junho de 2017

MICHEL TEMER:ESTÃO REINVENTANDO O CÓDIGO PENAL E DENUNCIANDO POR ILAÇÃO

O presidente Michel Temer fez um pronunciamento no qual contestou a denúncia apresentada ontem (26) pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo ele, “reinventaram o Código Penal” e inventaram uma nova categoria, a denúncia por ilação. No pronunciamento, Temer disse que está sofrendo um ataque “injurioso, indigno e infamante” à sua dignidade pessoal.
“Fui denunciado por corrupção passiva, sem jamais ter recebido valores, nunca vi o dinheiro e não participei de acertos para cometer ilícitos. Afinal, onde estão as provas concretas de recebimento desses valores? Inexistem”. 
Ontem (26), Janot denunciou o presidente Michel Temer ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo crime de corrupção passiva. A acusação está baseada nas investigações iniciadas a partir do acordo de delação premiada da JBS. Esta é a primeira vez que um presidente no exercício do mandato é denunciado ao STF por corrupção.
Ficção
O presidente classificou a denúncia de ficção. "Criaram uma trama de novela. A denúncia é uma ficção", disse. 
Gravação é ilícita
Sobre a gravação da conversa que teve com o empresário Joesley Batista, no Palácio do Jaburu, Temer afirmou que a gravação é uma prova ilícita e não pode ser aceita pela Justiça. 
A denúncia de Janot  foi enviada ao ministro Edson Fachin, relator da investigação envolvendo o presidente, e só poderá ser analisada pelo Supremo após a aceitação de 342 deputados federais o equivalente a dois terços do número de deputados da Câmara. O advogado de Temer, Antônio Cláudio Mariz, afirmou que presidente é inocente das acusações de prática de corrupção.

PREFEITURA E GOVERNO ESTADO ETÃO RECAPEANDO RUAS CENTRAIS DO CRATO

A Prefeitura Municipal do Crato reiniciou operação de recapeamento asfáltico na cidade. De acordo com o Secretário de Infraestrutura Luiz Wellington Brandão serão 20 mil metros quadrados nessa etapa “Essa repavimentação é fruto de uma parceria da Prefeitura e Governo do Estado, unidos no intuito de viabilizar melhorias na cidade”
As ruas que serão contempladas nessa fase serão: Rua Leandro Bezerra, da Padre Sucupira até a Duque de Caxias; Rua Coronel Segundo, da rua Coronel Antônio Luiz até a Rua José Carvalho; Rua Nossa Senhora de Fátima, da Rua Coronel Antônio Luiz a Ponte; Rua Major José Gonçalves, da rua Coronel Antônio Luiz até a rua Carolino Sucupira; Rua Carolino Sucupira; da Major José Gonçalves até a Rui Barbosa; Rua Coronel Antônio Luiz, da praça Alexandre Arraes até a praça do Pimenta; Rua Teodorico Teles, do Batalhão até o DETRAN.

Segundo o Prefeito Zé Ailton Brasil, a realização de mais uma etapa do recapeamento das ruas do Crato é uma nova conquista para o município, “Mais uma parceria com o Governo do Estado que tanto nos apoia. Sabemos que tem muito trabalho para ser feito e vamos fazer” disse.



RONALDO BOCÃO ELIMINADO A TIROS EM JUAZEIRO DO NORTE

Mais um homicídio foi registrado em Juazeiro do Norte por volta das 10h30min desta segunda-feira após um final de semana sem mortes violentas no município. Ronaldo de Melo Limeira, de 43 anos, o “Ronaldo Bocão”, que residia na Rua do Cruzeiro, 1573 (São Miguel), foi executado com três tiros na cabeça quando trafegava pela Rua Otílio Gomes de Sousa em frente ao número 400 no bairro Leandro Bezerra. Ele não tinha passagens pela polícia.

O mesmo pilotava sua motocicleta em marcha lenta quando uma pessoa se aproximou e efetuou os disparos. Ronaldo morreu no local sobre sua moto, enquanto o acusado fugiu por dentro de um matagal próximo e, provavelmente, recebeu o apoio de alguém que o aguardava numa moto mais adiante. Uma patrulha comandada pelo Subtenente De Sousa esteve no local e diligenciou sem o êxito de encontrara o assassino.

Este foi o 12º homicídio do mês de junho em Juazeiro já se constituindo no segundo mais violento do ano juntamente com janeiro. No ano, são 69 assassinatos e os anteriores tinham ocorridos todos à bala na última quarta-feira no caso Luis Pereira de Morais, de 42, no centro da cidade; outra moradora de rua morta no bairro Vila Três Marias, cujo corpo segue sem identificação no IML de Juazeiro, e Carlos Antonio Ferreira da Silva, de 55 anos, o “Neném Macaco”, assassinado no Sítio Logradouro.

PGR DENUNCIA MICHEL TEMER POR CORRUPÇÃO PASSIVA

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou hoje (26) o presidente Michel Temer ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo crime de corrupção passiva. A acusação está baseada nas investigações iniciadas a partir do acordo de delação premiada da JBS. O áudio da conversa gravada pelo empresário Joesley Batista, um dos donos da empresa, com o presidente, em março, no Palácio do Jaburu, também é uma das provas usadas no processo. Procurado pela reportagem, o Palácio do Planalto ainda não se manifestou sobre a denúncia.
O ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) também foi denunciado pelo procurador pelo mesmo crime. Loures foi preso no dia 3 de junho por determinação do ministro Edson Fachin. Em abril, Loures foi flagrado recebendo uma mala contendo R$ 500 mil, que teria sido enviada pelo empresário Joesley Batista, dono da JBS.
Para o procurador, Temer usou Rocha Loures para receber vantagens indevidas. "Entre os meses de março a abril de 2017, com vontade livre e consciente, o Presidente da República Michel Miguel Temer Lulia, valendo-se de sua condição de chefe do Poder Executivo e liderança política nacional, recebeu para si, em unidade de desígnios e por intermédio de Rodrigo Santos da Rocha Loures, vantagem indevida de R$ 500.000 ofertada por Joesley Batista, presidente da sociedade empresária J&F Investimentos S.A., cujo pagamento foi realizado pelo executivo da J&F Ricardo Saud", diz a denúncia apresentada por Janot.
Câmara precisa autorizar 
Mesmo com a chegada da denúncia, o STF não poderá analisar a questão antes de uma decisão prévia da Câmara dos Deputados. De acordo com a Constituição, a denúncia apresentada contra Temer somente poderá ser analisada após a aceitação de 342 deputados, o equivalente a dois terços do número de deputados da Câmara.
A denúncia foi enviada ao gabinete do ministro Edson Fachin, relator da investigação envolvendo o presidente. O ministro poderá conceder prazo de 15 dias para manifestação da defesa antes de enviá-la para a Câmara. A formalidade de envio deverá ser cumprida pela presidente do STF, Cármen Lúcia.
Se a acusação for admitida pelos parlamentares, o processo voltará ao Supremo para ser julgado. No caso de recebimento da denúncia na Corte, o presidente se tornará réu e será afastado do cargo por 180 dias. Se for rejeitada pelos deputados, a denúncia da PGR será arquivada e não poderá ser analisada pelo Supremo.
A regra está no Artigo 86 da Constituição Federal. “Admitida a acusação contra o presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade”.
Durante a investigação, a defesa de Temer questionou a legalidade das gravações e os benefícios concedidos ao empresário Joesley Batista pela PGR na assinatura do acordo de delação premiada. Os advogados de Loures afirmam que a prisão é ilegal e que o ex-deputado não fará delação premiada.
"Nada nos destruirá"
Em discurso no Palácio do Planalto, na manhã de hoje (26), o presidente Michel Temer disse que a agenda de reformas proposta pelo governo é a "mais ambiciosa" dos últimos tempos. "Não há plano B. Há que seguir adiante. Portanto nada nos destruirá. Nem a mim nem a nossos ministros”, disse. 

segunda-feira, 26 de junho de 2017

PLENO ESCOLHE DOIS NOVOS DESEMBARGADORES DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO CEARÁ

Em sessão do pleno realizada na tarde desta segunda feira, o tribunal de justiça do estado do Ceará escolheu seus dois novos desembargadores. O juiz Mauro Ferreira Liberado foi promovido por merecimento, enquanto o magistrado Francisco Carneiro teve seu nome confirmado pelo critério de antiguidade. O primeiro assumirá o cargo ,em função da morte do desembargador Francisco Barbosa Filho, ocorrida em 30 de março deste ano.O segundo ganha vaga de desembargador pela aposentadoria do magistrado Luiz Gerardo de Pontes Brígido, que ocorreu em 17 de maio de passado.

SECRETÁRIO MUNICIPAL PENSA EM PEDIR PARA SAIR DA GESTÃO ANTÔNIO CLAUDIO

Depois da divulgação nas redes sociais da internet de audio em que o ex-vereador e ex-presidente da câmara municipal, Carlos Bayma ( Carlos do Oscar )chama a atual vice prefeita, Maria Valmira Silva Oliveira, dona Bil, de vagabunda e a acusa de estar  saqueando ( roubando ) os cofres públicos de Aracoiaba, um secretário da administração Antônio Claudio confidenciou a este repóter o eu desejo de deixar a pasta que comanda. Ele morre de medo de ter seu nome envolvido em falcatruas e acabar sendo preso. Para ele tudo que está sendo praticado de mal feito na atual gestão deste município vai acabar levando muita gente para a cadeia. Cadê o zeloso ministério público estadual? Em Aracoiaba as traquinagens são feitas às claras, como se tudo fosse,absolutamente normal. E olhem que há uma série de denúncias contra a administração Antônio Claudio, inclusive na Procap, e até agora nada aconteceu. O signo de Aracoiaba permite que seus administradores não sejam molestados por ninguém, aconteça o que acontecer, para o bem ou para o mal. E assim caminha a população aracoiabense, para o buraco...  

domingo, 18 de junho de 2017

TCM DIVULGA RELAÇÃO DE DEPUTADOS COM CONTAS DESAPROVADAS

Alguns jornalistas receberam, nesta manhã, um material do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), com a relação de todos os deputados estaduais cearenses que tiveram contas de quando foram prefeitos, secretários municipais ou vereadores, rejeitadas por aquele Tribunal, atribuindo a eles, por terem sido punidos pelo TCM, a pretensão de extinguirem o órgão, com a tramitação de uma segunda Proposta de Emenda Constitucional (PEC), agora, dependendo de decisão judicial.
A primeira PEC aprovada em dezembro passado está suspensa por uma liminar da presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, estando o processo agora aguardando manifestação do ministro Celso de Melo, relator da mesma naquela Corte  maior da Justiça brasileira.
O material distribuído pela assessoria do Tribunal de Contas nesta manhã, relaciona os deputados com contas rejeitadas, citando Agenor Neto, Antônio Granja, Audic Mota, Augusta Brito, Carlos Felipe, Elmano de Freitas, José Sarto, Jeová Mota, Manuel Duca, Manoel Santana, Robério Monteiro, Sineval Roque, Bethrose Fontenele, Tin Gomes, Odilon Aguiar (este é contra a PEC), Rachel Marques, Sérgio Aguiar (também é contra a PEC), Walter Cavalcante e Dedé Teixeira (este hoje é secretário estadual).
Na terça-feira passada, quando acontecia uma audiência pública para discutir a PEC da extinção do TCM, alguns dos seus servidores espalharam no piso da área das comissões técnicas da Assembleia, grandes faixas com os nomes desses deputados.
Alguns dos deputados da relação, com um certo estímulo de conselheiros do TCM já haviam aprovado uma lei, hoje amplamente aplicada pelo TCM, estabelecendo um prazo de cinco anos para a prescrição de processos de contas, tida, na oportunidade, como de interesse próprio, pois geralmente as contas de gestores municipais passam quase décadas para serem julgadas.
A segunda PEC  para extinguir o TCM está aguardando a decisão de um Mandado de Segurança que está com o desembargador Abelardo Benevides, além de um outro na junta recursal dos juizados especiais cíveis e criminais, de onde foi proferida a decisão que suspendeu a sua tramitação na última quarta-feira.

terça-feira, 6 de junho de 2017

CORPO DE GAROTO DESAPARECIDO ENCONTRADO ESQUARTEJADO EM FAVELA

Mais um crime cruel foi registrado pela Polícia em Fortaleza. Partes do corpo esquartejado de um jovem acabaram  sendo localizadas nesta segunda-feira (5). O rapaz havia desaparecido na última quinta-feira (1º) de sua residência, na zona Sul da cidade. Tratava-se de um adolescente de apenas 16 anos. O assassinato está envolto em mistério e sendo investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
A vítima era o garoto Lucas Gabriel Farias Ribeiro, 16 anos. Ela desapareceu de casa de forma misteriosa. Morava no Conjunto Prefeito José Walter. A família usou as redes sociais para fazer um apelo a quem soubesse onde Lucas estava e informar. Um Boletim de Ocorrência  (B.O.) também foi registrado na Delegacia de Combate aos Crimes de Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa) acerca do desaparecimento ou um possível sequestro.
Na manhã de ontem, a Polícia foi informada por populares da descoberta de um corpo no bairro Itaperi. Patrulhas foram enviadas ao local e veio, então, a constatação da veracidade da informação. O crime foi macabro. Os assassinos esquartejaram o menor e no local do achado do cadáver foram localizados somente o tronco e as pernas. A cabeça e braços desapareceram.
O corpo foi jogado em um matagal, próximo a um campo de futebol, numa favela do bairro Itaperi. Além da Polícia Militar, uma guarnição do Núcleo de Busca e Salvamento (NBS) do Corpo de Bombeiros Militar foi acionada para as diligências e utilizou cães farejadores de busca, obtendo êxito na localização dos restos mortais do garoto.  Informações extra-oficiais dão conta que o rapaz foi morto ainda na quinta-feira na favela, diante de várias pessoas, e o corpo arrastado para o matagal.
Ainda ontem, a família tomou conhecimento de que um suspeito foi detido para averiguações. O caso foi transferido da Dececa para a DHPP já que ficou caracterizado o assassinato.
Mais garotos mortos
Outros dois casos de assassinatos de adolescentes foram registrados nesta segunda-feira, em Fortaleza. Um dos casos ocorreu no começo da noite, na comunidade Goiabeiras, na Barra do Ceará (zona Oeste), onde um garoto de 16 anos foi atingido por uma bala perdida na porta de casa.
O crime ocorreu por volta das 19 horas na Rua do Poente, onde Francisco Eugênio Nogueira Torres Filho foi baleado. O garoto caiu sem vida na sala de sua residência. O delegado Cleófilo Melo esteve no local comandando a equipe da DHPP no início das investigações sobre o crime.
Ainda na tarde desta segunda-feira, outro adolescente, de apenas 16 anos, foi morto com vários tiros na cabeça. O crime ocorreu por volta de 17 horas no Parque Albano, em Caucaia, nas proximidades da Estação de Passageiros do Metrô, Linha Norte (Caucaia).