quinta-feira, 30 de outubro de 2014

CCJ DO SENADO APROVA USO MEDICINAL DA MACONHA

Duas inovações à Lei de Drogas foram aprovadas nessa quarta-feira (29) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A norma poderá passar a indicar um parâmetro mínimo de porte de droga para diferenciar usuário e traficante e permitir a importação de produtos e derivados à base de canabinoides — princípio ativo da maconha — para uso terapêutico. As mudanças, no entanto, ainda passarão pelo exame de mais quatro comissões temáticas.
Pelo substitutivo aprovado na CCJ, a importação de derivados e produtos à base de canabinoides para fins medicinais será dada a pacientes ou a seus representantes legais e a aquisição da substância deve fazer parte do tratamento de doença grave. A liberação da compra dependerá ainda da apresentação de receita médica e do aval de órgão federal de saúde.
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) questionou o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) sobre a possibilidade de um laboratório nacional conseguir permissão para produzir medicamentos a partir de maconha. O relator disse que a legislação interna admitiria esta hipótese desde que a empresa farmacêutica fizesse um registro junto ao Ministério da Saúde e obtivesse autorização posterior da Anvisa.
A proposta segue agora para análise na Comissão de Educação (CE), devendo ser debatida ainda pelas Comissões de Assuntos Econômicos (CAE); Assuntos Sociais (CAS); e Direitos Humanos (CDH).
(Agência Senado)

terça-feira, 28 de outubro de 2014

DUPLA DE ASSALTANTES PRESA APÓS ATACAR LOJA DE PERFUME EM ARACOIABA

Alertamos daquí deste mesmo espaço que a cidade de Aracoiaba havia se transformado no paraíso dos assaltantes, e até enumeramos alguns estabelecimentos comerciais atacados por estes marginais no espaço de uma semana. Foram alvos dos bandidos posto de gasolina,boutique, armazem e supermercado, entre outros. Na manhã desta terça feira, uma dupla armada, com um revólver ( de brinquedo ) 357, magnun, utilizando uma moto, modelo Bros, de cor vermelha, placa NXT 4097, quente,invadiu as depedencias da loja O Boticário, no centro de Aracoiaba, e anunciou o assalto, levando tudo que podia. Imediatamente, o fato foi comunicado ao destacamento policial militar de Aracoiaba, que saiu em perseguição aos assaltantes, que foram localizados no distrito de Maguary, em um rio. Estabeleceu-se uma rápida troca de tiros entre bandidos e policiais, cujo desfecho apresentou um bandido ferido e a dupla rendida e presa. A população de Aracoiaba vibrou com  a rápida e exitosa ação dos policiais do destacamento local, sob o comando do sub-tenente José Flávio Francelino da Costa. Os bandidos foram identificados como sendo Francisco Ivanildo Ferreira da Silva, 20 anos de idade, residente no distrito de Maguary, Aracoiaba, que passara sete meses recolhido a CPPL II, em Itaitinga, e o menor, de 16 anos, de iniciais P.V.B.S, que saiu ferido(foto ). Em poder dos bandidos os policiais recuperaram o produto do roubo: R$ 509,00 e nove vidros de perfume de vários tipos da linha O Boticário.
Participaram da ação policial o sub-tenente Flávio, o sargento PM Araúj e os soldados Taciano e Lima.

PRESIDENTE DO CONGRESSO É CONTRA PLEBISCITO SOBRE REFORMA

renan calheiros
A proposta da presidente Dilma Rousseff de fazer um plebiscito para a reforma política já enfrenta resistências da oposição e de partidos da base aliada, especialmente o PMDB.
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), está defendendo a reforma, mas ele se opôs ao plebiscito.
Para Renan, o melhor caminho seria primeiro o Congresso aprovar e depois fazer um referendo.
(Com Agências)

PRESIDENTE DO CONGRESSO É CONTRA O PLEBISCITO SOBRE REFORMA POLÍTICA

ASSALTANTES PRESOS APÓS ATAQUE A LOJA O BOTICÁRIO DE ARACOIABA

Alertamos daquí deste mesmo espaço que a cidade de Aracoiaba havia se transformado no paraíso dos assaltantes, e até enumeramos alguns estabelecimentos comerciais atacados por estes marginais no espaço de uma semana. Foram alvos dos bandidos posto de gasolina,boutique, armazem e supermercado, entre outros. Na manhã desta terça feira, uma dupla armada, com um revólver ( de brinquedo ) 357, magnun, utilizando uma moto, modelo Bros, de cor vermelha, placa NXT 4097, quente,invadiu as depedencias da loja O Boticário, no centro de Aracoiaba, e anunciou o assalto, levando tudo que podia. Imediatamente, o fato foi comunicado ao destacamento policial militar de Aracoiaba, que saiu em perseguição aos assaltantes, que foram localizados no distrito de Maguary, em um rio. Estabeleceu-se uma rápida troca de tiros entre bandidos e policiais, cujo desfecho apresentou um bandido ferido e a dupla rendida e presa. A população de Aracoiaba vibrou com  a rápida e exitosa ação dos policiais do destacamento local, sob o comando do sub-tenente José Flávio Francelino da Costa. Os bandidos foram identificados como sendo Francisco Ivanildo Ferreira da Silva, 20 anos de idade, residente no distrito de Maguary, Aracoiaba, que passara sete meses recolhido a CPPL II, em Itaitinga, e o menor, de 16 anos, de iniciais P.V.B.S, que saiu ferido. Em poder dos bandidos os policiais recuperaram o produto do roubo: R$ 509,00 e nove vidros de perfume de vários tipos da linha O Boticário.
Participaram da ação policial o sub-tenente Flávio, o sargento PM Araúj e os soldados Taciano e Lima. 

JOSÉ DIRCEU VAI CUMPRIR PENA EM CASA:DECISÃO DO STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal(STF) Luís Roberto Barroso, relator das execuções penais do processo do mensalão do PT, autorizou nesta terça-feira (28) o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu a cumprir em casa o restante da pena de 7 anos e 11 meses de prisão. O Código de Processo Penal dá aos detentos com bom comportamento o direito de progredir de regime após cumprirem um sexto da pena.
Condenado pelo  STF pelo crime de corrupção ativa, Dirceu foi preso em 15 de novembro de 2013. O ex-ministro não completou ainda um ano na cadeia nem o correspondente a um sexto da pena, o que seria alcançado somente em março de 2015. No entanto, a Justiça descontou da condenação 142 dias relativos ao período em que ele trabalhou fora do presídio. Pela legislação penal, a cada três dias trabalhados, o detento pode abater um dia da pena de prisão.
 Com a decisão de Barroso, a Vara de Execuções Penais do DF deverá chamar Dirceu para uma audiência, possivelmente na próxima terça (4), dia em que são efetivadas em Brasília as progressões de regime. Na reunião com o juiz de execução penal, serão estabelecidas as regras de cumprimento da prisão domiciliar. Só então o ex-ministro será liberado para ir para casa.

Até o momento, o petista acusado de ser o mentor do esquema de pagamento de propina a parlamentares em troca de apoio ao governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou 11 meses e 14 dias no regime semiaberto – ele sai de dia para trabalhar e dorme na prisão. Desde o dia 3 de julho, Dirceu tem trabalhado durante o dia no escritório do advogado Gerardo Grossi, em Brasília.



Antes de decidir sobre a prisão domiciliar, o ministro Barroso pediu parecer ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que opinou pela autorização.

O procurador destacou, no documento enviado ao Supremo, que Dirceu teve 142 dias descontados da pena em razão de trabalho e estudo na cadeia, e que esses fatos "inexoravelmente conduzem a constatação do requisito objetivo" do cumprimento de um sexto da pena.

Janot também apontou que o Centro de Progressão Penitenciária de Brasília confirmou que o ex-ministro preencheu o requisito do bom comportamento carcerário. "Com efeito, não há óbice à progressão de regime almejada, pois, constatado que o apenado cumpriu com os requisitos legais, faz jus ao benefício."
Outros quatro condenados do chamado “núcleo político” do mensalão do PT já conseguiram progredir do regime semiaberto para a prisão domiciliar: o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, o ex-tesoureiro do extinto PL Jacinto Lamas e o ex-deputado federal Bispo Rodrigues. Todos passaram menos de um ano na prisão.

 O ex-deputado federal Valdemar Costa Neto também já pediu para cumprir a pena em casa e aguarda decisão do Supremo.
Prisão domiciliar

No regime semiaberto, o preso dorme durante a noite na prisão e pode sair durante o dia para trabalhar. O horário de trabalho é fixado pelo juiz da Vara de Execuções Penais de acordo com a atividade para a qual o preso foi contratado.

Em regra, no regime domiciliar, o preso deve ficar em casa entre 21h e 5h, podendo sair durante o dia para trabalhar. No entanto, o horário pode ser flexibilizado em acordo com o juiz da Vara de Execuções Penais e conforme o tipo de trabalho que o condenado vai fazer.



O ex-tesoureiro do PT  Delúbio Soares, por exemplo, foi autorizado a chegar em casa às 22h, porque o serviço que ele desempenha na Central Única dos Trabalhadores (CUT) pode se estender até este horário. O preso em regime domiciliar deve permanecer na residência durante todo o fim de semana, em período integral, não pode andar em companhia de outras pessoas que estejam cumprindo pena, e precisa se apresentar a cada dois meses à Vara de Execuções Penais para comprovar que está cumprindo as regras do regime aberto.



O detento é proibido ainda de portar armas, usar ou portar entorpecentes e bebidas alcoólicas e de frequentar bares. Dirceu, assim como os demais condenados no julgamento do mensalão que estão em prisão domiciliar, não precisará usar tornozeleira eletrônica.

Esse mecanismo de rastreamento é normalmente utilizado em presos preventivos (temporários) que são liberados para responder a processo ou aguardar as investigações em prisão domiciliar, como é o caso do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, preso em março na Operação Lava Jato. Após fazer acordo de delação premiada e denunciar integrantes do esquema de corrupção na estatal, ele foi liberado para ficar em casa com tornozeleira eletrônica
.

domingo, 26 de outubro de 2014

CAMILO ELEITO GOVERNADOR E DILMA ROUSSEF CONTINUA NO PLANALTO

  
O cratense Camilo Santana( PT ),46 anos de idade, é o novo governador do estado do Ceará, eleito neste domingo, 26, com 53,31% dos votos contra 46,69% do seu concorrente, o empresário e senador da república,Eunício Oliveira, do PMDB. Enquanto isso, Dilma Roussef( PT ), conseguiu reeleger-se para mais um mandato de quatro anos à frente dos destinos do Brasil e, só no Ceará, a economista minieira obteve 76,72% dos votos contra apenas 23,28 % do seu oponente, o também economista e,igualmente mineiro, Aécio Neves, do PSDB.Vale ressaltar que Camilo Santana era o candidato oficial do governador Cid Gomes, que esteve à frente da campanha ns últimos dias da mesma e foi o principal cabo eleitoral,tanto de Camilo quanto da presidente Dilma Roussef. Parabéns aos eleitos e,principalmente à jovem democracia brasileira.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

ELEITOR DEBAIXO DE FOGO CRUZADO DOS INSTITUTOS DE PESQUISA

A cabeça do eleitor brasileiro que irá as urnas neste domingo, 26, para escolher o futuro governante deste País, está entrando em parafuso com os números desencontrados dos mais diversos institutos de pesquisa de intenção de votos existentes no Brasil.
Enquanto Ibope e DataFolha apontam a presidente Dilma Roussef, do PT, que pleiteia reeleição, na dianteira do seu oponente, Aécio Neves, do PSDB, no início da tarde desta sexta feira, 24, foram divulgados os resultados de uma pesquisa realizada pela revista Istoé/Instituto Sensus que dá vitória do candidato tucano, Aécio Neves.
Segundo a Istoé/sensus, Aécio Neves aparece com 48,1% dos votos totais contra 40% de sua adversária na corrida presidencial, Dilma Roussef.
Quando se tira os votos brancos e nulos, como o TSE totaliza a apuração dos votos, Aécio Neves tem 54,6% e Dilma Roussef aparece com minguados 45,4%.
O Sensus entrevistou dois mil eleitores, em 136 municípios, de 24 estados e cinco regiões do Brasil, entre os dias 21 e 24 de outubro. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

IBOPE:DILMA DISPARA NA LIDERANÇA DA CORRIDA PRESIDENCIAL

A candidata a reeleição, Dilma Rousserf, do PT,disparou na liderança da corrida presidencial e aparece, agora, com 49% das intenções de votos contra 41% do candidato do PSDB, Aécio Neves. Isso em relação aos votos totais, enquanto que, considerando apenas os votos válidos a petista tem 54% dos votos e Aécio 46%. Os novos números fram conhecidos na tarde desta quinta feira e a pesquisa foi encomendada ao IBOPE pela rede globo de televisão e jornal o Estado de São Paulo. O datafolha também mostra Dilma Roussef à frente de Aécio Neves: a petista aparece com 48% e o tucano com 42%. O IBOPE ouviu 3.010 eleitores, em 2013 municípios brasileiros, entre os dias 20 e 22 deste mês de outubro. 

SOBE PARA ONZE O NÚMERO DE CIDADES QUE RECEBERÃO REFORÇO POLICIAL NO 2º TURNO

O Tribunal Regional Eleitoral decidiu, em sessão extraordinária, realizada hoje, quinta feira, 23, incluir mais seis municípios cearenses no pedido de reforço das tropas federais para a realização do 2º turno das eleições que vão definir quem será o sucessor do governador Cid Gomes, se Camilo Santana ( PT )ou Eunício Oliveira ,do PMDB.

Os seis municípios são Juazeiro do Norte, Crato,Barbalha, Sobral, Crateús e Aracatí.  

Após a sessão extraordinária, a desembargadora Iracema do Vale encaminhou o ofício ao Tribunal Superior Eleitoral FOTO: DIVULGAÇÃO
Após a sessão extraordinária, a desembargadora Iracema do Vale encaminhou o ofício ao Tribunal Superior Eleitoral FOTO: DIVULGAÇÃO
De acordo com o TRE, a presidente  Iracema do Vale já enviou ao TSE o ofício com a formalização do pedido e agora aguarda a autorização. A desembargadora também entrou em contato com o comandante da 10ª Região Militar, general Marco Antônio Freire Gomes, que assegurou não haver problemas para a distribuição dos 2.500 militares do Exército nos municípios solicitados.
A inclusão dos seis municípios aconteceu após a coligação Ceará de Todos, do candidato Eunício Oliveira (PMDB), solicitar  que fossem incluídos mais 11 cidades que receberiam o apoio das tropas federais. O ministro do TSE, João Otávio de Noronha, pediu que o TRE se manifestasse com urgência sobre os documentos juntados ao processo.
Na sessão extraordinária, no entanto, o procurador regional eleitoral, Rômulo Conrado, opinou pelo reforço de tropas federais apenas para Juazeiro do Norte e Sobral. Já após a ponderação do desembargador Abelardo Benevides Moraes e dos demais juízes da Corte do TRE, ficou decidido pela inclusão dos seis municípios, somando-se aos outros cinco, já autorizados anteriormente pelo TSE, Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba.

CAMILO SANTANA ABRE 14 PONTOS PERCENTUAIS SOBRE EUNÍCIO OLIVEIRA

Segundo números divulgados pelo jornal O POVO, a última pesquisa Data Folha sobre a sucessão do governador Cid Ferreira Gomes, do Ceará, apnta o petista Camilo Santana à frente do seu oponente, o peemedebista Eunício Oliveira. O candidato oficial tem 57% das intenções de votos contra 43% do concorrente, do PMDB. A performance de Camilo Santana não representa nenhuma novidade, segundo experts em política do estado do Ceará, uma vez que, além de ter feito um bom governo, a despeito de uma falha aqui,outra alí, o governador Cid Gomes empenha-se para que seu ungido tenha sucesso nas urnas. O governadror tirou licença, mais uma vez, para se dedicar de corpo e alma à campanha eleitoral de Camilo Santana, a exemplo do  que fez no primeiro turno destas eleições. A diferença que Camilo Santana (PT) abriu sobre Eunício Oliveira (PMDB) é de 11 pontos percentuais na pesquisa por total de votos: 49% a 38%. A considerar que o Datafolha conseguiu captar o real sentimento do eleitor, a perspectiva de mudança é pouco provável. Os eleitores indecisos são 8% das intenções de voto. Os que dizem votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos são 5%. Somados, atingem 13%. Ou seja, admitindo a pesquisa como o real cenário das intenções de voto dos cearenses, quase todo esse contingente precisaria se deslocar para Eunício para que houvesse a ultrapassagem.Essa é a primeira pesquisa em que Camilo aparece como líder isolado, realizada a quatro dias da definição. Eunício liderou isoladamente as três primeiras pesquisas do primeiro turno. No Datafolha dos dias 29 e 30 de setembro, na semana que antecedeu o primeiro turno, o petista empatou tecnicamente com ele pela primeira vez. Isso se repetiu na véspera da eleição. Mas sempre com Eunício numericamente à frente. Na apuração do primeiro turno, de forma surpreendente, Camilo ficou na frente, com vantagem de pouco mais de um ponto percentual. Na primeira pesquisa do segundo turno, Camilo apareceu cinco pontos na frente no total de votos, vantagem que ainda caracterizava empate técnico, pois, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, uma diferença de até seis pontos seria assim caracterizada. Assim, a pesquisa que O POVO publica nesta quinta traz, pela primeira vez, o petista na frente sem está tecnicamente empatado com Eunício. Diferença maior que essa só foi observada na primeira pesquisa O POVO/Datafolha do primeiro turno, realizada entre 11 e 13 de agosto. Naquela ocasião, logo antes do horário eleitoral de rádio e televisão, a vantagem do peemedebista era de 28 pontos percentuais. Na pesquisa seguinte, em 1º e 2 de setembro, a propaganda televisiva e radiofônica já produzira transformações. Camilo teve seu maior crescimento em toda a campanha e a vantagem de Eunício caiu para 10 pontos percentuais: 41% a 31%. Um ponto menor, portanto, do que agora. Porém, dessa vez a dianteira mudou de lado.

ASSALTANTES DEIXAM COMERCIANTES E POPULAÇÃO DE ARACOIABA APAVORADOS

Uma onde assaltos jamais vista está deixando a população de Aracoiaba apreensiva, principalmente porque os ataques dos bandidos são feitos à luz do dia, num flagrante desafio às autoridades policiais daquela cidade. Nos últimos dias foram atacados um posto de gasolina, um armazém, um mercantil, uma casa de entretentimento e uma loja de confecção. Os assaltantes agem sempre em  dupla, com revólveres e usam motocicletas para facilitar a fuga. Em função disso, comerciantes e o povo de Aracoiaba apelam às autoridades constituidas para que tomem providências urgentes com o fito de estancar esta onda de violência que se abate sobre a outrora pacata Aracoiaba.
O comercio de Aracoiaba está experimentando um momento de incremento com a abertura de novos estabelecimentos comerciais e com grande movimentação. 

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

R$ 839,5 MILHÕES: EIS A CONTA DO HORÁRIO ELEITORAL AOS COFRES PÚBLICOS

“A propaganda eleitoral obrigatória no rádio e na televisão, que termina na sexta-feira (24), deverá custar neste ano R$ 839,5 milhões aos cofres públicos, de acordo com estimativa da Receita Federal. O governo deveria arrecadar esse valor das emissoras em impostos, mas o montante é convertido em renúncia fiscal para que a propaganda eleitoral ocupe a grade de programação das rádios e das TVs.
O custo deste ano representa um aumento de quase 39% em relação aos R$ 604,2 milhões que deixaram de ser recolhidos aos cofres públicos em 2010, quando também foram eleitos presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. O cálculo não leva em conta a inflação do período.
Em 2008, quando a eleição limitou-se a prefeitos e vereadores, as concessionárias autorizadas a explorar os serviços de radiodifusão descontaram, a título de ressarcimento pela divulgação do horário eleitoral, R$ 420,3 milhões dos impostos devidos.
O valor da restituição às empresas é calculado a partir de uma fórmula complexa, cuja aferição depende do acesso às tabelas de preços de mercado cobrados pela exibição publicitária. Valores que variam conforme a audiência do veículo, o horário de exibição, a região e a época. As variáveis estão detalhadas no Decreto 7.791/12, que regulamenta o assunto. Os preços cobrados pelos veículos de comunicação devem ser públicos e previamente fixados.”
(Agência Câmara)

terça-feira, 21 de outubro de 2014

PEC ESTABELECE ADICIONAL DE 60% PROFESSORES COM DEDICAÇÃO EXCLUSIVA

Professores da educação básica podem passar a receber adicional de 60% para trabalhar em regime de dedicação exclusiva com carga horária de 40 horas semanais. A medida consta da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2013, do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), que aguarda designação de relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
O objetivo é convencer os profissionais da educação básica a se dedicar a um único cargo, o que evitaria o excesso de trabalho e melhoraria o rendimento em sala de aula.
Atualmente, devido ao baixo salário da categoria, que recebe em média R$ 2,5 mil, esses profissionais acumulam cargos e acabam se desgastando. Delcídio propõe que o custo do adicional fique a cargo da União, reconhecendo que estados e municípios não teriam condições financeiras de suportar o gasto.
(Agência Senado)

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

OAB REALIZA SOLENIDADE PARA ENTREGAR CARTEIRAS A 38 NOVOS ADVOGADOS

Momentos de rara emoção, foram registrados, no final da tarde e início da noite de quinta feira, dia 16, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Ceará, na esquina das  avenidas Pontes Vieira e governador Virgílio Távora,no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza, capital do estado do Ceará, quando 38 novos advogados receberam suas respectivas carteiras da OAB-Ce.
A solenidade foi presidida pelo presidente da Ordem, Dr.Valdetário Monteiro, que falou da importancia daquele momento vivido que, na sua avaliação, é único e,portanto inesquecível, sem, contudo, deixar de enaltecer o esforço de cada um que alí se encontrava, destacando a importância da OAB na vida do advogado, em todo território nacional,mormente no Ceará.
Dentre os 38 novos advogados estava a Dra. Sandra Rebouças, minha mulher e companheira, a quem parabenizo por mais esta conquista, ao mesmo tempo em que desejo todo sucesso nesta nova nobre missão de procurar sempre justiça para aqueles que dela sentem falta e necessidade. Que Deus te abençoe e te acompanhe nesta nova caminhada minha quarida e amada Dra. Sandra,na foto, ladeada por mim( Roberto Silva ) e Valdetário Monteiro,presidente da OAB-Ce.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

UM MORTO E QUATRO FERIDOS EM ACIDENTE NA LAGOA DE SÃO JOÃO,ARACOIABA

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em consequencia de uma colisão envolvendo uma caminhoneta modelo L200, de placas KFA 6998, e um automóvel gol, de placa HUO 7286, ambos com inscrição do estado do Ceará. No local do acidente teve morte instantânea o guiador do gol, conhecido como Toinho, cujo nome verdadeir é Antônio Lucélio Fernandes Barnardino, 31 anos de idade, natural e residente na cidade de Baturité, filho de Luciano Constantino Bernardino e Maria Isabel Fernandes Bernardino. Sairam feridas as seguintes vítimas, todas ocupantes do automóvel Gol: Maria Taiane da Silva Torres, 19 anos de idade;Antônio Batista Luz, 43 anos e Francisca Elenilda Bernardino que foram socorridos e levados para o hospital Santa Isabel, de Aracoiaba, onde foram atendidos, medicados e liberados. A vítima fatal do acidente era motorista do gol, enquanto que a L200 era dirigida por José Luciano Souza de Oliveira, que saiu ileso e se fazia acompanhar de uma mulher, que sofreu apenas uma leve pancada na cabeça. O fato foi comunicado à polícia, que compareceu ao local do acidente, através de composição da PM de Aracoiaba sob o comando do sub-tenente Lima, que adotou as primeiras providências legais. O fato agora será apurado por inquérito policial instaurado na delegacia de polícia civil de Aracoiaba.

sábado, 11 de outubro de 2014

EX-CONTROLADOR DA SEGURANÇA DIZ QUE FOI DEMITIDO POR PRESSÃO POLÍTICA

Recém-exonerado do comando da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública do Estado, o delegado Santiago Amaral Fernandes afirmou ao O POVO que foi demitido por se recusar a instaurar processos contra policiais militares que declararam voto em “candidato de oposição” ao governo Cid Gomes (Pros). “Agora, com as eleições, vinha sendo pressionado a instaurar processos contra policiais por declararem voto a candidato de oposição. Não admiti isso, o que entendo ser uma verdadeira caça às bruxas. Então, tendo recusado perseguir esses profissionais, acabei recebendo a notícia ontem (quinta) de que estou exonerado do cargo”, escreveu Santiago ao O POVO, sem identificar o candidato em questão. A exoneração foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial do Estado. Santiago assumiu em 2011 a função de controlador-geral adjunto da CGD. Com a saída do então controlador-geral, Servilho Paiva, para assumir a Secretária da Segurança, em setembro de 2013, Santiago ascendeu à chefia da CGD, órgão que apura a responsabilidade disciplinar dos servidores da polícia judiciária, de policiais militares, bombeiros e agentes penitenciários. “Infelizmente, esse episódio mostra que a CGD não é um projeto pronto e acabado. Ainda tem um longo caminho a percorrer pra se tornar uma secretaria de estado com atuação institucional, isenta de interferências”, acrescentou o delegado. “Deixo o cargo com a consciência de quem cumpriu a missão com zelo, coragem e responsabilidade, sem favorecer indevidamente, e nem perseguir ninguém. Empenhei-me ao máximo em ser o mais imparcial e justo possível nas decisões”. Sequelas na PM Santiago disse que, como cidadão e profissional da polícia (é delegado da Polícia Federal há quase 20 anos), vê “com bastante preocupação” o rumo que está tomando a segurança pública do Ceará no aspecto institucional. “E não só no período eleitoral, mas principalmente as sequelas que ficarão dessa fratura exposta num importante segmento da segurança pública, que precisa de comando com liderança e legitimidade, com competência técnica e autoridade moral”, afirmou Santiago, referindo-se à PM. Questionado, Cid Gomes afirmou ontem à noite que a saída de Santiago foi solicitada por Servilho Paiva antes da eleição, por desobediência a uma ordem do secretário. “Ao que me consta, ele (Servilho) teria pedido ao controlador, já sabendo de boatos, de movimentações, que ele permanecesse em Fortaleza, e ao que me consta ele teria viajado no período”, disse Cid. A CGD tem status de secretaria, não sendo subordinada à pasta da Segurança.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

IBOPE E DATA FOLHA PREPARAM AS PRIMEIRAS PESQUISAS PARA O SEGUNDO TURNO

eleições 2014 debate globo dilma x aécio Confirmado o segundo turno entre Aécio Neves e Dilma Rousseff, Datafolha e Ibope já querem saber quais são as intenções do eleitor brasileiro para a parte final da corrida presidencial. Os dois institutos de pesquisa registraram seus novos levantamentos já no sábado, véspera da votação. Entre as perguntas, o eleitor será questionado sobre quem Marina Silva deve apoiar no segundo turno. O Ibope recebeu R$ 255.850,00 da Globo para entrevistar 3.010 eleitores entre amanhã e quinta-feira, dia 9, quando os números serão divulgados. Já o Datafolha vai a campo um dia depois, nesta quarta-feira, para fazer 2 884 entrevistas. O resultado do novo levantamento, feito em parceria com a Globo, também será conhecido na quinta-feira. Serão as primeiras pesquisas depois do péssimo desempenho dos principais institutos neste primeiro turno. (Coluna Radar, da Veja Online)

CAMILO SANTANA E EUNÍCIO OLIVEIRA JÁ PODEM COLOCAR OS BLOCOS NAS RUAS EM BUSCA DE VOTOS

Desde as 17h de ontem, os candidatos Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) estavam legalmente autorizados a voltar fazer propaganda eleitoral através de distribuição de material, realizar carreatas, comícios e utilizar alto-falantes móveis ou fixos (de 8h às 22h). De acordo com a legislação, a transmissão da propaganda eleitoral no rádio e na televisão deve recomeçar entre o período de 24 horas após o fim do pleito até o próximo sábado (11). Ontem, os coordenadores das duas campanhas já começaram a montar a nova estratégia de trabalho. O dia de retorno do horário eleitoral gratuito será definido na manhã de hoje, quando o coordenador da Propaganda Eleitoral, juiz Carlos Henrique Oliveira, se reúne com representantes das coligações e das emissoras de rádio e de televisão. Na ocasião, também serão definidas a ordem de veiculação dos programas e das emissoras que irão gerar o sinal da propaganda até o dia 24 próximo, ultimo dia em que ela vai ar. A votação ocorrerá no dia 26 de outubro. Diferente do primeiro turno, quando o tempo de exposição era calculado com base na representação dos partidos na Câmara dos Deputados, o tempo de propaganda dos candidatos, neste segundo turno da disputa, será dividido igualmente entre eles. Os programas serão exibidos todos os dias, inclusive aos domingos, iniciando às 7h e às 12h, no rádio, e às 13h e às 20h30, na televisão. Reservados A propaganda em bloco será dividida em dois períodos diários de 20 minutos para cada eleição, ou seja, 20 para os candidatos à Presidência e 20 minutos para os candidatos ao Governo, sendo que cada um disporá de dez minutos. Diferente da propaganda no primeiro turno, os candidatos veicularão seus programas todos os dias, e não mais de forma alternada, como estabelece a lei para o primeiro turno. As emissoras devem reservar ainda outros 30 minutos diários, inclusive aos domingos, para serem utilizados em inserções de até 60 segundos na programação regular das emissoras. Desse tempo, o 15 minutos são reservados para campanha de Presidente da República e 15 minutos para campanha de Governador, divididos igualitariamente entre os candidatos. Estratégia A propaganda eleitoral será transmitida até o dia 24 de outubro, sexta-feira, dois dias antes do pleito. A data também é o limite para a realização de debates televisionados entre os candidatos, sendo que eles não podem se estender além do horário de meia-noite, e também para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral para o segundo turno. Os candidatos só poderão participar de reuniões públicas e comícios até o dia 23, quinta-feira. No entanto, a distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos está liberada até às 22h do dia 25, sábado, um dia antes da votação, igual o que aconteceu em relação ao primeiro turno. Espaço que antes era dividido entre os candidatos proporcionais e majoritários, os comitês centrais da campanha passam a ser espaços de dedicação exclusiva aos candidatos ao Governo. De acordo com o deputado estadual Nelson Martins (PT), um dos coordenadores da campanha de Camilo, os dois comitês do candidato continuarão funcionando na campanha, tanto o da Avenida Sebastião de Abreu como o da Avenida Domingos Olímpio. Procurado pela reportagem, o coordenador da campanha de Eunício, o vice-prefeito Gaudêncio Lucena (PMDB) não atendeu aos telefonemas feitos a ele na tarde de ontem para comentar a programação do comitê do candidato para o segundo turno. Os coordenadores das duas campanhas, ontem, como era natural, passaram quase todo o dia em reunião para definir a nova estratégia de trabalho no curso do segundo turno da campanha. Eunício, ontem, tinha encontros com lideranças do PMDB nacional. Eventos Aliados de Camilo e Eunício Oliveira, ontem, diziam desconhecer a reunião da presidente Dilma Rousseff, que estaria programada para hoje, com correligionários dela que foram eleitos para os governos estaduais e os que ficaram para o segundo turno. Aqui no Ceará, tanto um quanto o outro apoiam a presidente, mas ela não acenou apoio a nenhum deles, no primeiro turno da disputa. Eunício Oliveira, informou ontem, sua assessoria, programou para esta manhã a primeira ação de campanha, no comitê central. Um encontro amplo com lideranças para a retomada da campanha. Além de repassar para os militantes a nova estratégia, o peemedebista pretende, com isso, deixar a militância mobilizada e não deixar arrefecer o ânimo mostrado até domingo. A assessoria de Camilo Santana não confirmou qualquer evento para as próximas horas. Votação de Camilo e Eunício por região O balanço do resultado dos dois candidatos que disputam o Governo do Estado neste segundo turno da eleição revela que, das sete mesorregiões espalhadas pelo Ceará, Camilo Santana (PT) garantiu mais votos que Eunício Oliveira (PMDB) em cinco delas, mas perdeu na Região Metropolitana de Fortaleza, área que concentra quatro dos dez maiores colégios eleitorais. É insignificante a votação dos dois candidatos no primeiro turno: Eliane Novais (PSB) e Ailton Lopes (PSOL), com o número maior de eleitores na Capital. Os dados finais divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral, no fim da noite de ontem, mostraram que Camilo Santana terminou à frente de Eunício Oliveira, principalmente, pela maioria dos votos válidos conquistados na Região Noroeste, na Região Norte, na Região Sul, na Região Centro-Sul e na Região do Jaguaribe. Já o peemedebista obteve mais apoio na Região Metropolitana de Fortaleza e na Região dos Sertões Cearenses. Na Região Metropolitana de Fortaleza, mesorregião do Estado com maior número de eleitores, Eunício Oliveira alcançou aproximadamente um total de 841, 4 mil votos, enquanto o candidato Camilo Santana ficou na segunda posição, assegurando a preferência em torno de 681,4 mil eleitores. Adversário O maior êxito de Eunício Oliveira na Região Metropolitana foi consequência, principalmente, da maioria de votos alcançada em grandes colégios eleitorais desta mesorregião, como na Capital. Em Fortaleza, o peemedebista obteve 540,2 mil votos contra 434,3 mil destinados para Camilo Santana. No Município de Maracanaú, até 2012 administrada pelo candidato a vice do peemedebista, Roberto Pessoa (PR), a situação foi semelhante, já que o petista recebeu apenas 33,4 mil diante de 67,1 mil garantidos por seu adversário na disputa do segundo turno. Diante da desvantagem na Região Metropolitana de Fortaleza, os resultados divulgados pelo TRE mostraram que Camilo Santana começou a reverter a diferença na Região Sul do Estado. Enquanto Eunício Oliveira obteve apenas a preferência de cerca de 151 mil eleitores, o petista conseguiu aproximadamente 281 mil votos, garantindo uma boa margem de vantagem. Para garantir esta diferença, mais uma vez os grandes colégios eleitorais da mesorregião foram fundamentais. Em Juazeiro do Norte, principal colégio eleitoral da área, Camilo Santana obteve 74,2 mil votos contra 35 mil garantidos por Eunício Oliveira. Já no Município de Crato, cidade natal do petista, ele conseguiu alcançar a preferência de 44,9 mil eleitores, enquanto o peemedebista recebeu o apoio apenas de 15 mil. Os dois maiores municípios do Cariri, onde Camilo teve maioria, Juazeiro do Norte e Crato, são administrados por prefeito filiados ao PMDB. Reduto Na Região Noroeste, mesorregião do Estado com a segunda maior concentração do eleitorado, Camilo Santana terminou à frente de Eunício Oliveira. Enquanto o representante petista na disputa chegou a receber aproximadamente 358 mil votos, o candidato do PMDB conseguiu alcançar o apoio de cerca de 317,6 mil eleitores. Como já era imaginado por se tratar do principal reduto político do governador Cid Gomes, o Município de Sobral também garantiu vantagem a Camilo Santana, onde ele conseguiu receber um total de 51,2 mil votos contra 38,1 mil obtidos por Eunício Oliveira. O prefeito de Sobral é filiado ao PT. A soma de votos da terceira maior mesorregião do Estado, a Região Norte, também garantiu vantagem para Camilo Santana. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, o petista recebeu 266,7 mil votos contra 234,8 mil garantidos por Eunício Oliveira. Já na Região dos Sertões, Eunício Oliveira voltou a superar Camilo Santana em número de eleitores conquistados na disputa do primeiro turno. O peemedebista obteve cerca de 216 mil votos contra 201,9 mil do representante do PT. Em Quixadá, maior colégio eleitoral dessa mesorregião, Eunício Oliveira passou de Camilo Santana com 18,6 mil votos contra um total de 17,9 mil. Em Tauá, apesar de ser o principal reduto político do ex-vice-governador Domingos Filho, o candidato petista também perdeu para o postulante do PMDB. Os dados do TRE informaram que foram 15,3 mil votos contra 12 mil. A prefeita de Tauá, embora o filho, deputado federal Domingos Neto seja filiado ao PROS, antigo partido do seu pai, ex-vice governador do Estado, Domingos Filho, é do PMDB. A maioria do eleitorado nas regiões do Jaguaribe e Centro-Sul do Estado também preferiu o nome de Camilo Santana na disputa do Governo do Estado. Na primeira mesorregião, o petista obteve aproximadamente 150 mil votos contra 138,3 mil recebidos por Eunício Oliveira. Já na segunda, foram cerca de 102 eleitores conquistados pelo representante do PT contra 87 mil que apoiaram o candidato do PMDB. A cidade natal de Eunício Oliveira não garantiu uma vantagem ampla para o peemedebista. Em Lavras da Mangabeira, ele recebeu apenas 8 mil votos contra 7,8 garantidos dados a Camilo Santana. Em Iguatu, apesar da intensa articulação feita junto a lideranças do Municípios, o candidato do PMDB conseguiu somente 2 mil votos a mais. Em Lavras, hoje, o prefeito faz oposição ao candidato do PMDB, ligado ao deputado estadual Heitor Férrer (PDT). Em Iguatu o ex-prefeito, Agenor Neto, eleito deputado estadual, antes da candidatura de Eunício era apontado como aliado do Governo, pelo apoio que recebeu durante a sua administração.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

CAPITÃO WAGNER CHEGA À ASSEMBLÉIA COM MAIS DE 194 MIL VOTOS

Na assembléia legislativa do Ceará, o capitão PM Wagner,foi o campeão de votos, 100 mil votos à frente do segundo colocado. A renovação foi ad ordem de 40%. Veja a nova composição da assembléia legislativa; 1) Aderlania Noronha (SD): 97.172 votos (2,18% dos votos válidos) 2) Zezinho Albuquerque (PROS): 95.253 votos (2,14% dos votos válidos) 3) Dr. Sarto (PROS): 85.310 votos (1,91% dos votos válidos) 4) Sergio Aguiar (PROS): 85.060 votos (1,91% dos votos válidos) 5) Moises Braz (PT): 75.027 votos (1,68% dos votos válidos) 6) Ivo Gomes (PROS): 73.055 votos (1,64% dos votos válidos) 7) Roberio Monteiro (PROS): 67.018 votos (1,50% dos votos válidos) 8) Welington Landim (PROS): 66.213 votos (1,48% dos votos válidos) 9) Duquinha (PROS): 64.414 votos (1,44% dos votos válidos) 10) Roberto Mesquita (PV): 64.005 votos (1,44% dos votos válidos) 11) Odilon Aguiar (PROS): 57.454 votos (1,29% dos votos válidos) 12) David Durand (PRB): 53.608 votos (1,20% dos votos válidos) 13) Dr. Lucílvio Girão (SD): 52.402 votos (1,18% dos votos válidos) 14) Antonio Granja (PROS): 51.368 votos (1,15% dos votos válidos) 15) Lais Nunes (PROS): 48.929 votos (1,10% dos votos válidos) 16) Osmar Baquit (PSD): 47.553 votos (1,07% dos votos válidos) 17) Naumi Amorim (PSL): 46.836 votos (1,05% dos votos válidos) 18) Gony Arruda (PSD): 46.179 votos (1,04% dos votos válidos) 19) Jeova Mota (PROS): 48.659 votos (1,09% dos votos válidos) 20) Mirian Sobreira (PROS): 44.451 votos (1,00% dos votos válidos) 21) Elmano (PT): 44.292 votos (0,99% dos votos válidos) 22) Tin Gomes (PHS): 41.561 votos (0,93% dos votos válidos) 23) Capitão Wagner (PR): 194.239 votos (4,36% dos votos válidos) 24) Agenor Neto (PMDB): 78.868 votos (1,77% dos votos válidos) 25) Fernanda Pessoa (PR): 78.579 votos (1,76% dos votos válidos) 26) Danniel Oliveira (PMDB): 62.550 votos (1,40% dos votos válidos) 27) João Jaime (DEM): 52.638 votos (1,18% dos votos válidos) 28) Dra. Silvana (PMDB): 41.449 votos (0,93% dos votos válidos) 29) Carlomano Marques (PMDB): 37.442 votos (0,84% dos votos válidos) 30) Walter Cavalcante (PMDB): 33.094 votos (0,74% dos votos válidos) 31) Bethrose (PRP): 31.666 votos (0,71% dos votos válidos) 32) Carlos Matos (PSDB): 29.036 votos (0,65% dos votos válidos) 33) Audic Mota (PMDB): 28.509 votos (0,64% dos votos válidos) 34) Heitor Ferrer (PDT): 93.928 votos (2,11% dos votos válidos) 35) Evandro Leitão (PDT): 70.228 votos (1,57% dos votos válidos) 36) Ferreira Aragão (PDT): 27.607 votos (0,62% dos votos válidos) 37) Ely Aguiar (PSDC): 41.632 votos (0,93% dos votos válidos) 38) Tomaz Holanda (PPS): 25.875 votos (0,58% dos votos válidos) 39) Julio Cesar (PTN): 23.624 votos (0,53% dos votos válidos) 40) Augusta Brito (PCdoB): 50.849 votos (1,14% dos votos válidos) 41) Carlos Felipe (PCdoB): 28.881 votos (0,65% dos votos válidos) 42) Joaquim Noronha (PP): 38.751 votos (0,87% dos votos válidos) 43) Zé Ailton Brasil (PP): 25.401 votos (0,57% dos votos válidos) 44) Renato Roseno (PSOL): 59.887 votos (1,34% dos votos válidos) 45) Bruno Pedrosa (PSC): 27.793 votos (0,62% dos votos válidos) 46) Dr. Bruno Gonçalves (PEN): 75.511 votos (1,69% dos votos válidos)

MORONI VOLTA À CÂMARA FEDERAL COM QUASE 300 MIL VOTOS

Com a volta de Moroni Bing Torgan e a eleição da ex-prefeita de Fortaleza,Luiziane Lins, entre outros, ficou alterada a bancada cearense na câmara federal. Veja como ficou a nossa representação na câmara baixa d Pais. 1º - Moroni (DEM) - 6,36% - 277.774 2º - Genecias Noronha (SD) - 5,07% - 221.567 3 º - José Guimarães (PT) - 4,79% - 209.032 4º - Domingos Neto (PROS) - 4,24% - 185.226 5º - Danilo Forte (PMDB) - 4,13% - 180.157 6º - Anibal (PMDB) - 3,98% - 173.736 7º - Moses Rodrigues (PPS) - 3,37% - 147.044 8º - Luizianne Lins (PT) - 2,99% - 130.717 9º - Gorete Pereira (PR) - 3% - 130.983 10º - André Figueiredo (PDT) - 2,87% - 125.360 11º - Odorico (PT) - 2,79% - 121.640 12º - Cabo Sabino (PR) - 2,76% - 120.485 13º - Ronaldo Martins (PRB) - 2,70% - 117.930 14º - Adail Carneiro (PHS) - 2,61% - 113.885 15º - Macedo (PSL) - 2,47% - 107.734 16º - Raimundo Matos (PSDB) - 2,18% - 95.145 17º - José Airton (PT) - 2,15% - 94.056 18º - Vitor Valim (PMDB) - 2,12% - 92.499 19º - Leonidas Cristino - 2,09% - 91.085 20º - Balman - 2,01% - 87.666 21º - Arnon Bezerra (PTB) - 1,93% - 84.474 22º - Chico Lopes (PC do B) - 1,85% - 80.578

sábado, 4 de outubro de 2014

DILMA LIDERA CORRIDA PRESIDENCIAL;AÉCIO EMPATA COM MARINA

Saiu mais uma pesquisa sobre a disputa presidencial. É a da Sensus, realizada entre a última terça-feira, 30 de setembro, e esta sexta-feira, 03, que mostra um empate técnico entre Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) no primeiro turno. Dilma Rousseff (PT), com 37,3% das intenções de voto, lidera, enquanto Marina tem 22,5% e Aécio, 20,6%. No levantamento anterior, realizado entre os dias 21 e 26 de setembro, Dilma tinha 35,1%, Marina, 25% e Aécio, 20,7%. Na simulação de um segundo turno entre Dilma e Marina, a presidente Dilma aparece com 44% e a candidata do PSB, com 37,6%. No embate entre Dilma e Aécio, a petista tem 45,8% e o tucano, 36,9%. Em ambas as simulações, a presidente ampliou a diferença sobre o adversário em relação à pesquisa anterior. O Pastor Everaldo (PSC) tem 1,1%, enquanto Eduardo Jorge (PV) e Luciana Genro (PSOL) têm 0,9% cada. Os votos em branco, nulos e os que não responderam são 16,4%. A revista IstoÉ encomendou a pesquisa Sensus, que entrevistou 2.000 pessoas em 136 municípios brasileiros. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 00918/2014. (Com IstoÉ)

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

NILTINHO É DO PCdoB,MAS VOTA EM AÉCIO NEVES PARA PRESIDENTE

O mais antigo vereador da câmara municipal de Baturité, Nilton Guedes, do PCdoB, está no sétimo mandato e vota em Aécio Neves, do PSDB, para presidente da república porque o considera o mais preparado para gerir os destinos do Brasil. O vereador Nilton Guedes acredita que o seu candidato passará para o segundo turno, juntamente com a presidente Dilma Roussef e ganha a eleição presidencial. Para deputado estadual, Niltinho vota Aderlânia;para deputado federal, Genecias Noronha;para senador Tasso Jereissati;para governador, Eunício Oliveira e para presidente, Aécio Neves.

LUCIANO FURTADO DIZ QUE ESTE ANO É APENAS ELEITOR

Dentro do seu sexto mandato como vereador de Baturité, Luciano Furtado, do PMDB, disse que este ano vai se limitar ao ato de votar, ou seja, não pediu e nem pedirá voto para ninguém. Assim, o secretário da mesa diretora da câmara municipal de Baturité votará da seguinte maneira: para deputado estadual, José Sarto,do pros;para deputado federal, Mário Feitosa, do PMDB;para senador Tasso Jereissati;para governador, Eunício Oliveira e para presidente da república, Aécio Neves.

IRMÃ EDILEUZA IRÁ DE MARINA, ELIANE E GEOVANA CARTAXO

Uma das mais ferrenhas críticas ad administração João Bosco Pinto Saraiva, a vereadora irmã Edileuza, presidente do PSB de Baturité, adiantou poara o site que votará em Marina Silva para presidente da república e Geovana Cartaxo, para o senado federal. Ambas são do PSB. Para o governo do estado votará em Eliane Novais, também do PSB. Já para a assembléia legislativa, irmã Edleuza sufragará o nome de Aderlânia Noronha e para a câmara federal, Genecias Noronha.