quinta-feira, 30 de abril de 2015

POLÍCIA PRENDE BANDO ACUSADO DE HOMICÍDIOS E ASSALTOS A POSTOS DE GASOLINA

SSPDS
No momento da abordagem, os homens e o adolescente estavam com duas armas artesanais de calibre 32
FOTO: DIVULGAÇÃO SSPD
Um operação da Polícia Militar (PM) culminou na prisão de três homens procurados por diversos crimes, como homicídios, tráfico de drogas e roubos a postos de gasolina em cidades do interior do Ceará. O grupo foi capturado na última quarta-feira (29), escondido em uma casa no município deAmontada. Um adolescente de 17 anos, que possuia envolvimento com os homens, foi apreendido. 
Após o recebimento de denuncia anônima, policiais do Ronda do Quareirão, do Serviço Reservado, da Força Tática de Apoio (FTA) e Policiamento Ostensivo Geral (POG) saíram em diligências e efeturam as prisões. No momento da abordagem, os homens e o adolescente estavam com duas armas artesanais de calibre 32 e uma motocicleta, que havia sido tomada de assalto.   
Segundo a Secretaria da Defesa Pública e Segurança Social (SSPDS), o primeiro preso, indetificado como Pedro Jean dos Santos, conhecido como "Bactéria", de 21 anos, era fugitivo da Cadeia Pública de Paracuru. O homem já respondia na Justiça por roubo, furto e crime contra o patrimônio. Bactéria ainda confessou a participação em dois homicídios. 
A Polícia descobriu que um outro detido, identificado como Marciel Carneiro de Brito, 22,  havia fugitido da Cadeia de Itarema. O preso responde por furto e receptação
O terceiro envolvido, Lucas do Carmos Marques, 21, e o adolescente de 17 anos tinham passagens pela Polícia. Os homens foram autuados por porte ilegal de armas, formação de quadrilha e associação criminosa. Todos foram encaminhados à Delegacia Regional de Acaraú

quarta-feira, 29 de abril de 2015

AGORA OU VAI OU TORA, OU O RABO ARRANCA

nordestao
Na primeira vez, passou perto. Na segunda, foi na trave. Hoje, quando a bola rolar no Castelão, a partir das 22h, na grande decisão da Copa do Nordeste, o sonho de conquistar o primeiro título da competição vai embalar a torcida que veste preto e branco. Contra o Esquadrão de Aço baiano, detentor de dois títulos, o Alvinegro tenta finalizar uma expectativa que se intensificou a partir de 2013.
Naquele ano, o time parou diante do ASA nas semifinais. Para o clube cearense, o sentimento cresceu ainda mais no ano passado, ao ver a “Orelhuda Nordestina” escapar por entre os dedos na final contra o Sport. Hoje detentor da melhor performance em pontos ganhos nesta nova era do torneio, o Vovô espera ansiosamente pela zero hora do dia 30 de abril, para se tornar, finalmente, o novo dono do Nordeste

terça-feira, 28 de abril de 2015

BANDO SEQUESTRA FILHA DE GERENTE E ROUBA BANCO DO BRASIL

Foto_
O veículo utilizado pelos criminosos foi encontrado queimado em Pernambuco
FOTO: VC REPÓRTER/WHATSAPP
Um bando formado por cerca de seis homenssequestrou a filha do gerente e roubou a agência do Banco do Brasil de Araripe (527Km de Fortaleza), na manhã desta terça-feira (28). Os suspeitos de terem participado do delito, conhecido na linguagem policial como ‘sapatinho’, seriam do Estado dePernambuco, conforme informações da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF)
Conforme o delegado Raphael Villarinho, titular da DRF, a menina foi arrebatada no início desta manhã e levada para um cativeiro que ficava na Zona Rural de Araripe. Enquanto uma parte do bando vigiava a refém, a outra se dirigiu ao banco e disse ao gerente que se o resgate não fosse pago a filha dele seria morta.
O funcionário teria retirado uma quantia não revelada do cofre e entregou aos suspeitos, que liberaram a vítima e fugiram. Um automóvel modelo Gol, usado pelos criminosos, foi encontrado incendiado na Cidade de Bodocó, no Pernambuco. Villarinho disse que ainda não tem pistas do paradeiro dos ladrões, mas estão sendo feitas diligências para que sejam identificados e presos. 

RODRIGO GULARTE EXECUTADO NA INDONÉSIA;TENTOU ENTRAR COM COCAÍNA NAQUELE PAÍS

df
O brasileiro pediu à família para ser enterrado no Brasil
ARQUIVO PESSOAL/REPRODUÇÃO
O brasileiro Rodrigo Muxfeldt Gularte, 42, foiexecutado por fuzilamento nesta quarta-feira (29) na Indonésia, no início da tarde desta terça-feira (28) no Brasil, na ilha de Nusakambangan, no interior da Indonésia, segundo informações do jornal "The Jakarta Post".
Cerca de 300 pessoas, entre jornalistas indonésios e estrangeiros, e curiosos locais estavam diante do porto de Wijayapura, que dá acesso à ilha de Nusakambangan. Longe do local de execuções, era o mais próximo a que os jornalistas podiam chegar.
 
A prima dele, Angelita Muxfeldt, e o encarregado de negócios da Embaixada do Brasil em Jacarta, Leonardo Monteiro, estavam na ilha no momento da execução. Eles haviam chegado ao local pouco mais de seis horas antes. Os dois, assim como outros diplomatas e familiares, foram mantidos a cerca de um quilômetro do local de fuzilamento, em uma área de onde é possível, no máximo, ouvir o barulho dos disparos, sem ver a cena.
Monteiro, assim que o fuzilamento acabou, foi o responsável por reconhecer o corpo de Gularte. O brasileiro pediu à família para ser enterrado no Brasil. O pedido foi feito nesta segunda (27) à prima, Angelita Muxfeldt, 49, e fez a família mudar os planos. Até esta segunda, a ideia era cremá-lo na Indonésia e levar as cinzas para Curitiba (PR), onde o brasileiro nasceu. Dada a burocracia, o envio do corpo pode levar algumas semanas.
O governo brasileiro protestou, na véspera da execução, mencionando o fato de Gularte ter esquizofrenia constatada por dois laudos médicos, e ter sido morto mesmo assim. A Procuradoria-Geral da Indonésia, que leva adiante as execuções, chegou a examinar o brasileiro, mas o resultado nunca foi divulgado. A argumentação da Indonésia era que o fato de ser doente não impedia a aplicação da pena capital.
Pedido de clemência
Justiça da Indonésia ignorou recurso protocolado nesta terça (28) pela defesa de Rodrigo Muxfeldt Gularte. O recurso consistia em pedir à Corte Administrativa de Jacarta que fosse revista a decisão do presidente Joko Widodo de negar clemência ao brasileiro. Foi com recurso similar que, na semana passada, a defesa do francês Serge Atlaoui conseguiu adiar a sua execução.
Gularte foi condenado à morte por tráfico de drogas em 2005, depois de ter sido preso no ano anterior com seis quilos de cocaína escondidos em pranchas de surfe.
A mãe de Gularte, Clarisse, soube da execução em Curitiba, onde estava com familiares. A família preferiu que ela não viajasse para a Indonésia, por medo do seu estado de saúde. A mãe havia visto o filho pela última vez em fevereiro.
O corpo de Gularte será levado de avião de Cilacap para Jacarta, onde a família tomará as providências para leva-lo de volta ao Brasil.

UPAS DE FORTALEZA ATENDEM NOS CORREDORES

Image-0-Artigo-1842816-1
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) deveriam atender apenas pacientes de baixa complexidade, sem internação

Image-0-Artigo-1842955-1
O Posto de Saúde Parangaba foi fechado por ordem da Vigilância Sanitária
Nos postos de saúde, a falta de medicamentos e a longa espera por uma consulta. Nos Frotinhas e Gonzaguinhas, a falta de pessoal e as reformas que nunca acabam. Nos hospitais de alta complexidade, o cancelamento de cirurgias e a superlotação que levou, ontem, 367 pacientes a serem atendidos em corredores, sendo 113 nas Unidades de Proto Atendimento (UPAs). Destes, 18 estavam entubados, segundo o Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará (Simec).
"Onde era para ter o básico, virou UTI (Unidade de Terapia Intensiva)", resume a presidente da entidade, Mayra Pinheiro. Segundo ela, o problema é um ciclo que afeta a rede de atenção primária, secundária e terciária, gerando uma reação em cadeia onde cada área prejudica a outra. "Isso começa com o Programa Saúde da Família (PSF), que hoje não funciona devidamente. A rede está desvirtuada", diz.
Para ela, a crise na Saúde não é exclusividade do Ceará e tem origem em dois fatores: recursos insuficientes e má gestão. "O que investimos na área é menor do que em outros países da América Latina. Somos a primeira economia e o quinto em investimento em saúde", relatou.
Estrutura
Mayra resumiu a via crucis dos cidadãos. "Não temos medicamentos na rede básica. Se o paciente não for tratado, ele vai para um hospital secundário, onde não é atendido por falta de pessoal. Com isso, ele vai piorar e precisar de um atendimento terciário onde não há vagas".
A situação também afeta os profissionais. "Há quem termine o plantão chorando, já vi auxiliares de enfermagem dizendo que não voltariam mais", denuncia. "No HGF (Hospital Geral de Fortaleza), faltava até tubo traqueal. A situação é desesperadora e trabalhamos num estresse físico e profissional", acrescentou a Mayra Pinheiro.
Segundo ela, que é pediatra, neste último fim de semana, a UTI do HGF estava com 29 bebês internados, quando a capacidade é para apenas 16. "Isso se repete em todas as maternidades terciárias do Estado".
O presidente da comissão de Saúde da Ordem dos Advogado do Brasil - Seção Ceará (OAB-CE), Ricardo Madeiro, vê a situação da mesma forma. "O que nós presenciamos hoje é o caos instalado na atenção primária, secundária e terciária", resume. O advogado enumera as deficiências nos postos de saúde e nas UPAs. "A partir do momento em que a atenção primária não funciona, não tem recursos, material e pessoal necessário, não tem abastecimento de medicamentos, vai ter um mal acompanhamento".
Isso acaba, segundo ele, afetando outras unidades de saúde. "A descompensação dessas doenças vai levar a problemas cardíacos, acidente vascular cerebral, infarto no miocárdio e abertura de feridas em diabéticos", exemplifica. "E essas pessoas vão ocupar os leitos dos hospitais secundários e terciários", acrescenta.
Madeiro ressalta ainda o que chama de "péssima situação nos Frotinhas e Gonzaguinhas, que têm os mesmos problemas dos postos e ainda faltam recursos humanos".
Rede
Apesar da reação em cadeia, para o advogado, toda a rede conta com os mesmos problemas: falta de pessoal, estrutura, leitos e desabastecimento. Assim como a presidente do Simec colocou, para ele, na origem do caos estaria a falta de gestão e de recursos. "Temos vários hospitais com construções paralisadas há dois ou três anos. Da forma como o Estado e o Município estão fazendo os processos seletivos, jamais vão conseguir resolver. Não existe um compromisso em resolver o problema", afirmou.
Por meio de nota, o sectrário adjunto da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Henrique Javi, afirmou que o Governo do Estado tem plena percepção das suas responsabilidades, assim, definiu e implementou como prioridade investimentos que vão desde a atenção primária até a terciária. "Considerando a expansão da atenção especializada por todo o Ceará, estamos em conclusão das instalações do Hospital regional do Sertão Central, e outros dois regionais estão no plano de obras para a atual gestão", destaca a nota.
Falta material nos postos de saúde
As estruturas recém-reformadas mascaram a crítica realidade da atenção primária em Fortaleza. Do lado de fora, novas instalações e fachadas restauradas. Por dentro, faltam medicamentos, insumos, médicos e laboratórios para exames. Ainda pior que o mau funcionamento, é a ausência total de atendimento. É nesta situação que vivem centenas de usuários de três postos de saúde nos bairros Parangaba e Itaóca.
Há exatamente um mês, o Posto de Saúde Parangaba, um dos mais procurados na área, teve as portas cerradas por ordem da Vigilância Sanitária. Na unidade, que operava em espaço cedido pela Igreja da região, pacientes denunciaram problemas estruturais e de serviços, como a constante carência de profissionais e remédios.
Uma placa fixada nas grades da unidade alerta sobre a suspensão das atividades, ocorrida no dia 27 de março. No entanto, todos os dias, usuários e moradores são surpreendidos ao se depararem com o centro interditado. "Agora, a gente é obrigada a procurar outros postos mais distantes, que nem todo mundo tem condições de ir", diz a autônoma Cristina Ribeiro.
A situação na unidade da Parangaba se agravou depois que o local passou a receber a demanda de outros dois postos nas proximidades, fechados há mais de um ano para reformas que nem sequer foram iniciadas. Situados na Itaoca, os postos de saúde José Valdevino de Carvalho e Océlio Pinheiro paralisaram os atendimentos no fim de 2013. As obras deveriam ter sido finalizadas em janeiro de 2014, contudo, muito pouco ou nada foi feito. O retorno dos trabalhos não tem previsão para acontecer.
Abandono
"No Océlio, está tudo abandonado. As pessoas vêm atrás de atendimento e encontram tudo fechado. Aí procuram outros postos e não tem médico, não tem remédio", lamenta o comerciante Evandro Aires.
Usuários das três unidades fechadas são encaminhados para centros de atenção primária de bairros vizinhos. Contudo, os locais escolhidos para dar suporte sofrem com a sobrecarga. A cabeleireira Suely Lima, que costumava recorrer ao Posto Valdevino de Carvalho, agora precisa se deslocar até o Posto Luís Albuquerque Mendes, na Serrinha. A unidade, segundo ela, não possui estrutura. "Os médicos atendem em uma sala minúscula. Não tem onde vacinar, não tem material para fazer exame. Já deixei de ser atendida por falta de luva", conta Suely.
Já os antigos usuários do posto Océlio Ribeiro foram redirecionados para o Posto Dom Aloísio Lorscheider, no Itaperi, inaugurado em 2014. Apesar do prédio recém-construído, usuários reclamam da distância e da dificuldade nos atendimentos.
A reportagem procurou a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mas foi informada que só seria possível fornecer um posicionamento hoje.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

CLUBE SOCIAL DO TIÃO ROSA FAZ A FESTA COM DOCE PARA MORADORES DO ALTO DO BODE

Em mais uma ação do clube social Lisieux, na tarde desta segunda feira, dia 27 de abril, foi feita distribuição de doce de leite junto aos moradores do Alto da Boa Vista, popularmente conhecido como alto do bode. Naquele bairro está concentrada uma parcela considerável de pessoas de baixa renda da população de Monsenhor Tabosa, razão pela qual se justifica a ação do clube social Lisieux, o braço social do vice prefeito, Tião Rosa, que é pré candidato à sucessão do atual ocupante da prefeitura municipal de Monsenhor Tabosa. Foi uma verdadeira festa. Crianças, jovens, adultos e o pessoal da terceira idade festejando "o doce "juntamente com todos que fazem o laticínio Lisieux, tendo à frente Antônio Cícero, que se encarregou de fazer a dustribuição. Todos ficaram satisfeitos. Uma nova ação do clube social Lisieux vai atender uma outra comunidade, obedecendo uma programação previamente elaborada por Tião Rosa.

EM JUAZEIRO, MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE AFASTAMENTO DO PREFEITO RAIMUNDÃO E DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) pediu a Justiça o afastamento do prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Antônio de Macedo, o Raimundão, por improbidade administrativa devido ao não pagamento do piso salarial dos professores da rede pública. Além dele, o secretário de Educação do município, Geraldo Alves da Silva teve um pedido de afastamento feito contra ele pelo MPCE. O requerimento data do dia último dia 22.
De acordo com o órgão, a ação civil pública requere o afastamento dos gestores municipais devido a lesão à Constituição Federal, que pede o pagamento do piso salarial aos profissionais da educação. Além disso, postula o ressarcimento integral de eventual dano; perda da função pública; suspensão dos direitos políticos por cinco anos; pagamento de multa civil; e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.

A ação foi interposta pelo promotor de Justiça da Infância e da Juventude de Juazeiro do Norte, José Carlos Félix da Silva, com o intuito de garantir as reivindicações feitas pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte (SISEMJUN) para pôr fim a greve deflagrada no dia 19 de fevereiro de 2015 e apurar ato de improbidade administrativa referente ao descumprimento de Lei que estabeleceu o piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública.

Segundo o promotor, ficou comprovado que o Município de Juazeiro do Norte não concedeuaos professores o reajuste estabelecido pelo Ministério da Educação para o ano de 2015 no patamar de 13,01%, e sim apenas o percentual de 6,5%, motivo que ensejou a greve dos professores municipais que já dura mais de dois meses.

Apesar de várias tentativas do promotor de Justiça em negociar com o Município e o Sindicato, o prefeito Raimundo Macedo e o secretário Geraldo Alves mantiveram-se irredutíveis em aplicar o reajuste de 13,01% nos salários dos professores, ensejando a instauração da ação civil pública pelo Ministério Público pleiteando liminar de afastamento das funções dos referidos gestores.

Segundo José Carlos Félix da Silva “o argumento utilizado pelo secretário de Educação em conjunto com o procurador-geral do Município nas frustadas audiências conciliatórias de que a integralização do piso salarial municipal implicaria impacto sem precedentes no orçamento, não pode prosperar, tendo em vista que o simples cumprimento da mesma Lei pelos Poderes Executivos das cidades circunvizinhas afasta o alegado “impacto sem precedentes” no orçamento municipal.

Para o promotor, se o Município apresenta incapacidade para cumprir com as obrigações do reajuste, deveria apresentar ao Ministério da Educação solicitação fundamentada acompanhada de planilha de custo para comprovar a necessidade de complementação pela União e não negar um direito fundamental dos professores que já percebem tão pouco e é uma classe tãodesprestigiada pelo Poder Público em todas suas esferas.

O pagamento do piso salarial e as condições adequadas de trabalho vincula-se ao que estabelece a Constituição Federal como um dos princípios do ensino: “garantia de padrão de qualidade; e não é segredo afirmar que grande parte das escolas públicas não oferecem condições adequadas de trabalho”, afirmou o promotor de Justiça.
Versão da Prefeitura
A reportagem tentou conversar com o prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Mâcedo (PMDB). O mesmo, no entanto, não foi localizado no município e o número celular do prefeito estava desligado ou fora da área de cobertura. Também não foi possível localizar o secretário de Educação de Juazeiro do Norte, Geraldo Alves. O Procurador do município também não atendeu às ligações feitas para seu número celular.

Conforme a assessoria de Imprensa do município, o gestor ainda não havia se manifestado sobre o pedido feito à Justiça pelo Ministério Público do Ceará. A assessoria esclareceu, no entanto, que a Prefeitura encaminhou à Câmara de Vereadores, na última quinta-feira (23), projeto que reajusta o salário do professorado em mais 6,5%. Desta forma, somado com o reajuste concedido no mês passado nos mesmos índices, o município atende a reivindicação dos professores e garante os 13,01% de aumento no Piso Nacional do Magistério, conforme determinado no início do ano pelo Ministério da Educação.

Com a aprovação do novo reajuste, que deve acontecer na sessão desta terça-feira (28), a expectativa é que haja o anúncio do fim da greve e os professores retornem para sala de aula.

HILLUX SERÁ DESCARTADA PELO GOVERNO PARA FAZER SEGURANÇA PÚBLICA

Chevrolet Spin: modelo já adesivado para apresentação ao Governo do Estado ainda nesta semana

O Governo do Ceará vai conhecer dois modelos de carros para a Polícia Militar ainda nesta semana: GM Spin e Renault Duster. Ambos disputam a preferência do Palácio da Abolição, cuja decisão de substituir a Toyota Hilux no patrulhamento urbano, especialmente no programa Ronda do Quarteirão, foi revelada pelo governador Camilo Santana (PT) em entrevista exclusiva ao O POVO, no dia 10 passado. 

A versão a concorrer é a Spin LT AT com cinco lugares. A Duster a ser mostrada ao Governo ainda não ficou pronta. No caso da Spin, há um modelo de teste já adesivado na concessionária Sanauto.

O POVO apurou que, na compra das novas viaturas, o Estado já decidiu que lançará também um contrato para manutenção dos veículos.

Conserto
A manutenção das viaturas é uma das principais preocupações da nova gestão do governo estadual, que estuda exigir que os serviços sejam prestados, “quando possível”, no local onde o carro apresentar o problema, evitando a remover para a oficina da concessionária. 

Um coronel da Polícia Militar tem conversado com concessionárias responsáveis pelos dois tipos de carro. Por enquanto, a fase é de sondagem. 

A apresentação dos dois modelos deverá ocorrer na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), na Bezerra de Menezes. 

Não há previsão quanto ao lançamento do edital para a compra dos veículos, mas informação não confirmada dá conta de que seriam 30 em um primeiro lote. Toyota Hilux e agora GM S10 serão adquiridas para batalhões e delegacias do Interior do Estado.

Qualquer montadora poderá concorrer, mas, pela descrição do que o Estado pretende adquirir - um carro mais barato, menor, mais ágil e com bagageiro grande o suficiente para a instalar um xadrez - Spin e Duster são favoritas.

O Ford Ecosport é menos cotado por conta do espaço de bagagem limitado. 

Há três itens em um edital do gênero que são determinantes para a escolha: a distância entre eixos, a motorização e o câmbio.

Quem concorre em uma licitação como essa é a montadora, não a concessionária. É na relação entre a fábrica e as lojas que se estabelece quem vai fornecer os carros. Na GM, as duas concessionárias mais atuantes nos contratos públicos são a Sanauto e a Silcar.

NÚMEROS

53 mil
reais é o valor inicial do modelo Renault Duster

45 mil
é o valor inicial do modelo GM Spin

Saiba mais

O programa Ronda do Quarteirão foi implantado em 2007 como principal promessa de campanha do então candidato Cid Gomes, à época no PSB.

Logo no início, a escolha da Hilux como veículo padrão do Ronda causou polêmica por causa do alto preço e de sua instabilidade para patrulhamento nas ruas. 

A inclusão de opcionais desnecessários, como tração nas quatro rodas, foi outro ponto de críticas. Cid, entretanto, defendeu a escolha.

Apesar do apoio com que contou em seu início, ao longo do tempo, com a deterioração dos indicadores de segurança pública, a popularidade do programa decaiu.

Críticos apontavam que o Ronda tinha se descaracterizado. A proposta original, de uma polícia comunitária, acabou sendo substituída por policiamento ostensivo.

PT É PARTIDO QUE MAIS TEVE PEDIDO DE CASSAÇÃO

O PT é o partido que mais foi alvo de pedidos de cassação de seu registro político desde o fim do Estado Novo, em 1945. O partido, criado em 1980, já sofreu 12 pedidos de cassação, sem contar o mais recente, movido pelo deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), que ainda não chegou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Dos 12 que tramitaram no TSE, nove foram arquivados e três ainda aguardam uma posição dos ministros. Em segundo lugar no ranking do tribunal está o PV, com dois pedidos de cassação, ambos arquivados.

A "extinção" do PT tem sido uma das principais bandeiras de movimentos sociais contrários ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Na semana retrasada, Aleluia moveu uma ação pedindo a o cancelamento do registro político do PT.

Segundo o parlamentar, o PT está subordinado a um grupo político estrangeiro conhecido como Foro de São Paulo, o que segundo a legislação eleitoral brasileira é proibido. "O PT é subordinado a uma entidade estrangeira. É submisso a ela e isso é proibido pela lei brasileira", afirmou o parlamentar.

O chamado Foro de São Paulo, segundo seu próprio site na internet,  é um grupo de partidos de esquerda fundado em São Paulo em 1990 que tem como um de seus objetivos a "busca de um modelo alternativo de desenvolvimento com justiça social". Para os seus críticos, o Foro de São Paulo é uma entidade que visa implantar uma "ditadura comunista" em países sul-americanos.

Para o líder do PT na Câmara, Sibá Machado, o pedido de cassação do PT movido pelo DEM é uma "brincadeira" perigosa. "Isso é de uma arbitrariedade incrível que mostra as origens autoritárias do partido. O que eles querem é tirar o PT da disputa presidencial de 2018 a todo custo porque sabem que se o Lula for candidato, há grandes chances de ele vencer. Se eles continuarem com isso, o que é perigoso, não descarto ocorrer uma convulsão social", afirmou Sibá.

De acordo com a PGR (Procuradoria Geral da República), o pedido movido por Aleluia ainda aguarda um parecer do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot.

Mensalão e Lava Jato ditam pedidos

Exceto por um pedido feito em 1997 (e negado em 2000), os pedidos de cassação do PT podem ser divididos em duas fases distintas.
A primeira aconteceu entre 2005 e 2012, entre as primeiras revelações doesquema do mensalão e o julgamento do caso, que terminou com a condenação de 24 pessoas, entre elas a do  ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu. Nesse período, o TSE julgou oito pedidos de cassação do registro político do PT e todos os pedidos foram arquivados.

A segunda fase de pedidos de cassação do registro político do PT começou em 2014, em meio às revelações da operação Lava Jato, que investiga desvios de recursos da Petrobras. Desde o ano passado, três ações pedindo a extinção do PT já foram encaminhadas ao TSE, mas ainda não foram julgadas.

Um dos pedidos, feito pelo advogado Luiz Crema, tem como base o mesmo argumento utilizado por Aleluia: a suposta subordinação do PT ao grupo conhecido como Foro de São Paulo. O pedido de Crema está entre os que estão sendo analisados pelo TSE. 

domingo, 26 de abril de 2015

NEPAL: MAIS DE DOIS MIL MORTOS E NOVO TERREMOTO


Terremoto de grande intensidade atinge o Nepal35 fotos

30 / 35
26.abr.2015 - Moradores buscam membros da família presos nos escombros de casas desabadas durante o terremoto que atingiu Bhaktapur e demais cidades do Nepal no sábado de manhã. As equipes de resgate cavam com as mãos, enquanto o número de mortos continua subindo. A polícia nepalesa calcula em 1.900 mortos em todo o paísNavesh Chitrakar/Reuters
Um novo terremoto de magnitude 6,7 atingiu o Nepal na manha deste domingo (26), divulgou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), provocando avalanches no Himalaia. O tremor, com epicentro a leste de Katmandu, e mais perto da fronteira com a China que o anterior, foi registrado a 10 km da superfície. A réplica também foi sentida em Nova Déli (Índia).
Pessoas correram desesperadas pelas ruas em direção a espaços abertos. Gritos e o som de uma avalanche puderam ser ouvidos enquanto um montanhista indiano era entrevistado por telefone perto do Everest pela agência de notícias Reuters.
A região do vale do Katmandu, mais povoada do Nepal, ainda se recuperava do tremor de magnitude 7,8 que deixou mais de 2.263 mortos no país - pelo menos 700 deles na capital - e cerca de 4.700 feridos, segundo o ministério do Interior. Ao menos 51 pessoas morreram na Índia e outras 17 morreram na China (com os avalanches no monte Everest). 
A destruição e o número de mortes faz deste terremoto o mais mortífero no país em 81 anos. A estimativa é de que o número de vítimas seja ainda maior, devido à devastação na região da capital, Katmandu. O forte tremor destruiu milhares de casas e prédios históricos, e desde a manhã de sábado, quando aconteceu o tremor principal, o país já sofreu pelo menos 35 réplicas de entre 4 e 6,7 graus.
As buscas por sobreviventes entre os escombros continuam pelo país, mas, segundo as agências de notícias, têm sido dificultada pela falta de infraestrutura. Algumas imagens da tragédias mostram, inclusive, civis escavando com as próprias mãos.  
As ruas de Katmandu amanheceram neste domingo cheias de pessoas que passaram a noite em claro enquanto se repetiam as réplicas do forte tremor que abalou o país ontem. "Há relatos de danos generalizados. A devastação não está confinada a algumas áreas do Nepal. Quase todo o país foi atingido", disse Krishna Prasad Dhakal, vice-chefe da missão na embaixada do Nepal, em Nova Déli.
Segundo a ONG Oxfam, que tem fornecido água potável e artigos de primeira necessidades às vítimas, as comunicações, a eletricidade e a água corrente nas regiões atingidas pelo tremor foram cortadas. Os hospitais também estão encontrando dificuldades para atender a todos os feridos. Medicamentos e suprimentos também estão se esgotando.
O ministro da Informação, Minendra Rijal, disse à televisão indiana que "foi lançada um grande plano de ação de resgate e reabilitação e há muito a ser feito". "Nosso país está num momento de crise e precisará de apoio e ajuda imensos", completou ele. 
O governo nepalês pediu à população para se manter alerta perante a possibilidade de que os novos tremores terminem de derrubar edifícios afetados e em situação de fragilidade desde ontem ou aconteçam quedas de postes e muros. 
Estima-se que 4,6 milhões de pessoas na região foram expostas aos tremores, de acordo com o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários. Apenas no Nepal, 30 dos 75 distritos - 40% do território nepalês - foram afetados pelo terremoto. Somente a cidade de Katmandu tem população de 1 milhão de pessoas, e o Vale de Katmandu, 2,5 milhões, muitas vivendo em condições de pobreza.
Vários edifícios desabaram no centro da capital nepalesa, incluindo templos seculares. Um importante marco histórico na cidade, a torre de Dharahara, declarada patrimônio da Unesco, ficou quase toda destruída.O centro antigo de Katmandu é formado por um emaranhado de edifícios próximos uns dos outros, ruas estreitas e casas mal construídas, com grandes famílias morando nelas.
Em nota, o Itamaraty declarou que a embaixada do Brasil em Katmandu está "mobilizada para prestar o apoio necessário aos cidadãos brasileiros que se encontram no país" e que "os brasileiros já localizados pela embaixada não sofreram ferimentos e estão recebendo toda a assistência cabível". Não há informação sobre a presença de brasileiros entre as vítimas fatais.
Sunil Sharma/Xinhua
Torre de Dharahara, patrimônio histórico de Katmandu, destruída no terremoto

Pior abalo sísmico desde 1934

De acordo com o jornal francês "Le Monde", o abalo sísmico deste sábado é o mais forte registrado no Nepal desde 1934, ano em que um terremoto de magnitude 8 provocou entre 10 mil e 20 mil mortes.
O jornal também afirma que 18 pessoas morreram hoje em decorrência de avalanches no monte Everest, provocadas por tremores relacionados ao terremoto. A região é bastante procurada por alpinistas nesta época do ano.
Autoridades do Nepal informaram que um deslizamento de neve encobriu parte de um acampamento de base. Segundo o Ministério do Turismo, foram confirmados ao menos 18 mortos, "estrangeiros e sherpas [guias]", cujas identidades ainda não foram divulgadas. Estima-se que cerca de mil pessoas, entre as quais 400 alpinistas estrangeiros, estivessem no entorno do campo base no momento da avalanche.
Um montanhista brasileiro, o cearense Rosier Alexandre, faz parte de uma expedição ao Everest que foi afetada. O acampamento onde ele estava foi destruído pela avalanche, mas Rosier está bem, de acordo com informações de sua mulher, Danúbia Saraiva.

Países vizinhos atingidos

Países vizinhos, como Índia, Paquistão e Bangladesh, também foram afetados. No Paquistão, Mohammad Shahab, morador de Lahore, contou a jornalistas que estava em seu escritório quando o terremoto abalou a cidade, próxima da fronteira com a Índia. Ele disse que os tremores continuaram por um tempo, e que depois a situação se normalizou.
Na Índia, o tremor foi sentido em Nova Déli, Lucknow e Patna. O governo indiano confirmou pelo menos 51 mortos no país. (Com agências internacionais)

quarta-feira, 22 de abril de 2015

ROMBO NA PETROBRÁS PODE CHEGAR A R$ 80 BILÕES


Sergio MoroOs juiz Sergio Moro e sua equipe do Ministério Público estão somando os valores superfaturados em licitações e o dinheiro desviado para propina. Os números apontam para R$ 80 bilhões, somados os recursos desviados em licitações, construção e compras de refinarias. A justiça já recuperou mais de R$ 500 milhões em dinheiro e bens. As delações premiadas podem ajudar a recuperar mais dinheiro.

LAVA JATO: IMAGENS DESMENTEM DEPOIMENTO DE CUNHADA DE VACCARI



A pedido do Ministério Público Federal, o juiz Sérgio Moro, à frente dos processos relativos à Operação Lava-Jato, decretou, na manhã de ontem, nova prisão temporária contra Marice Correa de Lima, cunhada do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto. Os investigadores atestam, após análise de imagens encaminhadas por instituições bancárias, que ela mentiu em depoimento prestado na tarde de segunda-feira ao negar a realização de depósitos “picados” na conta da mulher de Vaccari, Giselda Rousie de Lima. As remessas, com valores próximos a R$ 10 mil, somam um quantia total de R$ 322,9 mil. A defesa de Marice rebate e afirma que quem aparece nas imagens é a própria Giselda, irmã dela.

A cunhada do petista ficará detida na Superintendência da Polícia Federal do Paraná por mais cinco dias. De acordo com o despacho de Moro, o novo decreto de prisão permitirá que todas as dúvidas em relação aos depósitos bancários sejam esclarecidas. “A medida oportunizará nova oitiva de Marice Correa de Lima, na qual ela poderá esclarecer ou não sua participação nos depósitos em espécie realizados na conta da esposa de João Vaccari Neto e as circunstâncias que envolveram esses fatos, inclusive a identificação e a localização da fonte de recursos utilizados para os depósitos, propiciando eventual sequestro judicial que eliminaria, em substituição à preventiva, a possibilidade de reiteração delitiva”, salientou o magistrado.

As imagens estão disponíveis no sistema de processos digitais da Justiça Federal do Paraná. Foram anexados quatro vídeos. A mulher em questão aparece na fila de um caixa eletrônico, efetua uma transação bancária e vai embora. De acordo com os investigadores, apenas em 12 de dezembro de 2013, por exemplo, a mulher de Vaccari teria recebido em sua conta R$ 9,5 mil em cinco depósitos diferentes, quatro no valor de R$ 2 mil e outro de R$ 1,5 mil.

FilaO primeiro depósito flagrado pelo circuito interno do banco foi efetivado em 2 de março deste ano, às 13h06. “É possível verificar Marice esperando na fila da agência Fagundes Filho-SP, número 4836”, atesta a força-tarefa da Lava-Jato. Na decisão, Moro salienta a importância das imagens remetidas pelo MPF. “Ocorre que colheu o Ministério Público Federal prova junto ao Banco Itaú de que ela é a responsável por esses depósitos em espécie na conta de Giselda. Relativamente a depósitos em espécie e em iguais condições havidos em 2 e 6 de março de 2015 na conta da esposa de João Vaccari Neto, a instituição financeira, examinando as gravações das câmeras de filmagem, identificou Marice Correa de Lima como a pessoa responsável pelos depósitos no exato local, hora e minuto de sua realização”, explica o magistrado.

No pedido de nova prisão, o Ministério Público Federal alega que “Giselda recebia uma espécie de ‘mesada’ de fonte ilícita paga pela investigada Marice, sendo que os pagamentos continuaram sendo feitos até março de 2015”. As planilhas do MPF apontam também valores acima de R$ 10 mil depositados em dinheiro na conta da mulher do ex-tesoureiro do PT, no período entre 2008 e 2012, que totalizavam R$ 260,5 mil.

Para o procuradores da República, “tudo indica que Marice funcionava como uma auxiliar de João Vaccari Neto para operacionalizar a propina destinada ao Partido dos Trabalhadores, como também para o recebimento de vantagens indevidas destinadas a João Vaccari Neto”, assegura.

A cunhada do petista se entregou à Polícia Federal na sexta-feira da semana passada. Ela estava foragida desde 15 de abril. Os advogados alegaram que estava participando de um congresso no Panamá. O mandado de prisão contra ela foi expedido em meio à 12ª fase da Operação Lava-Jato. Entre as suspeitas contra Marice, está a de ter recebido metade de uma propina de R$ 800 mil destinada ao PT, supostamente paga pela Toshiba. A empresa teria feito o pagamento depois de ter conseguido um contrato de R$ 117 milhões com a Petrobras para obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

As suspeitas
- Os investigadores da Lava-Jato identificaram inúmeros depósitos, no limite próximo de R$ 10 mil, na conta da mulher do ex-tesoureiro do PT, Giselda Vaccari. Os valores somados chegam a R$ 322,9 mil. Apenas em 12 de dezembro de 2013, por exemplo, Giselda recebeu R$ 9,5 mil em cinco depósitos diferentes.
- Por meio de imagens, repassadas pelas instituições financeiras, o Ministério Público Federal sustenta que a responsável pelos depósitos “picados” é a cunhada de Vaccari, Marice Correa de Lima. Por isso, a prorrogação da prisão temporária dela foi solicitada e concedida pelo juiz federal Sérgio Moro.
- Em depoimento de delação premiada, o doleiro Alberto Youssef mencionou dois repasses deR$ 400 mil para Vaccari. O valor, pago entre 2009 e 2010, teria sido recebido por Marice, no escritório do doleiro em São Paulo. Ela nega a acusação. O dinheiro sujo teria sido pago, segundo o delator, pela empresa Toshiba Infraestrutura.
- Os investigadores apontam que Marice comprou um imóvel da empreiteira OAS por R$ 200 mil e vendeu para a própria empresa por R$ 432 mil apenas um ano depois. A força-tarefa da Lava-Jato aponta que a transação imobiliária serviu como uma manobra para mascarar a intenção fraudulenta de lavagem de dinheiro da organização criminosa. Em depoimento, Marice negou as acusações.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

CEARÁ JÁ VENDEU 1.200 INGRESSOS PARA A DECISÃO DA COPA DO NORDESTE

Torcida do Ceará
Promessa é de casa lotada para o jogo decisivo do Nordestão
FOTO: DIVULGAÇÃO/ CEARÁ S.C.
A alguns dias da primeira partida da final da Copa do Nordeste, contra o Bahia, o torcedor do Ceará já pensa na partida de volta e se antecipa para garantir seu lugar no palco da decisão, a Arena Castelão. Até a noite do último domingo (19), mais de 1.200 ingressos já haviam sido vendidos.
O número deve aumentar nas próximas horas, pois esta segunda-feira (20) começou com muita procura da torcida aos locais de venda.
O Alvinegro de Porangabuçu e o Tricolor baiano começam a medir forças às 22 da próxima quarta (22), na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA). A partida do Castelão será realizada no dia 29 deste mês de abril, no mesmo horário.
O preço dos ingressos varia entre R$ 30 e R$ 100 (inteira). As gratuidades para crianças já começaram a ser distribuídas, e para idosos (65 anos ou mais) e policiais (civil, militar, bombeiros e federal) poderão ser retiradas no dia 28/04, a partir das 8h, na bilheteria da Arena Castelão.
Confira os locais de venda:
 
- Loja Oficial Sou Mais, Av. Barão de Studart, 1501 - Aldeota;
- Loja Oficial Sou Mais, Av. Oliveira Paiva, 2797 - Shopping Granito;
- Loja Oficial Sou Mais, Av. Bezerra de Menezes, 580 - São Gerardo;
- Loja Oficial Sou Mais, Rua Senador Pompeu, 1099 - Shopping Camelo 2 - Centro;
- Loja Oficial Sou Mais, Av. João Pessoa, 3532.
- Loja Oficial Sou Mais, Rua 45 – Nº63 - Ponto Shopping - Maracanaú/CE;
- Ingresso online aqui.
 
Confira os preços por setor:
 
Arquibancada superior
 
Inteira: R$ 30,00;
Meia e Fidelidade: R$ 15,00;
Planos contemplados: Diamante, Ouro, Prata, Bronze, Sênior (Ouro, Prata e Bronze), Gloriosa (Ouro, Prata e Bronze), Teen (Ouro, Prata e Bronze), Nação Alvinegra (Ouro, Prata e Bronze), Cidadão Alvinegro, Kids e Fidelidade.
 
Arquibancada inferior
 
Inteira: R$ 50,00;
Meia e Fidelidade: R$ 25,00;
Planos contemplados: Diamante, Ouro, Prata, Sênior (Ouro e Prata), Gloriosa (Ouro e Prata), Teen (Ouro e Prata), Nação Alvinegra (Ouro e Prata), Kids e Fidelidade.
*Neste setor, o torcedor afiliado ao plano Geral Alvinegra tem entrada garantida.
 
Setor especial
 
Inteira: R$ 60,00;
Meia e Fidelidade: R$ 30,00;
Planos contemplados: Diamante, Ouro, Prata, Sênior (Ouro e Prata), Gloriosa (Ouro e Prata), Teen (Ouro e Prata), Nação Alvinegra (Ouro e Prata), Kids e Fidelidade.
 
Setor premium
 
Inteira: R$ 100,00;
Meia e Fidelidade: R$ 50,00;
Planos contemplados: Diamante, Ouro, Sênior (Ouro), Gloriosa (Ouro), Teen (Ouro), Nação Alvinegra (Ouro), Kids e Fidelidade.