Segundo informações colhidas por patrulheiros da polícia rodoviária federal, junto ao motorista do veículo sinistrado, a tragédia ocorreu porque um motociclista que seguia à frente do coletivo freou bruscamente e, numa tentativa de evitar a colisão"desviei do motoqueiro, perdi o controle da direção, o ônibus saiu da pista e capotou", teria dito o motorista.
Segundo a secretária de saúde de Canindé, Aline Macedo, 18 pessoas morreram na tragédia, embora algumas delas ainda tenham sido socorridas e levadas para o hospital São Francisco, em Canindé, mas não resistiram à gravidade dos ferimentos sofridos e vieram a óbito, não obstante os esforços da equipe médica de plantão naquele hospital. Por volta das 16;00hs. de ontem, segundo a secretaria de saúde de Canindé, o número de mortos já chegava a 22 pessoas, podendo ser ainda maior, uma vez que outros corpos precisam ser identificados no Instituto de medicina legal de Canindé.
A viação princesa dos Inhamuns informou que 39 passageiros, mais um funcionário e o motorista, perfazendo um total de 41 pessoas viajavam no coletivo envolvido no acidente. A Polícia Rodoviária Federal informou que o teste do bafômetro realizado no motorista do ônibus deu resultado negativo.